“Itaúna Verde”: projeto de arborização e revitalização vai mudar o centro da Itaúna

Inicialmente serão arborizadas a rua Silva Jardim, a avenida Jove Soares e a Praça Luiz Ribeiro, com apoio do Sicoob Crediuna

0
233

“Itaúna Verde” é o nome de um projeto de arborização de várias vias da cidade, que começa com a rua Silva Jardim, a Praça Luiz Ribeiro e o início da avenida Jove Soares (Prainha), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviço. O projeto está programado para ser executado a partir de fevereiro, com mão de obra da Prefeitura, em parceria com o SICOOB Crediuna, que irá custear os recursos para a aquisição das mudas.

O objetivo do projeto é destacar a importância dos espaços verdes na cidade, essenciais para a saúde física e mental das pessoas, reduzindo o estresse, promovendo a prática de atividades ao ar livre e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e da água. Esses espaços também são fundamentais para a biodiversidade, oferecendo habitat para uma grande variedade de espécies animais e vegetais, enquanto promovem a interação social e a coesão comunitária.

Segundo o arquiteto Guilherme Franco Machado Guimarães, chefe de Núcleo de Setor da Secretaria de Infraestrutura e Serviços, a seleção do local foi feita por se tratar da principal entrada da cidade e pelas vias de grande movimento.

“Ao longo do projeto expandiremos nossas ações para outras áreas de Itaúna, visando transformá-la em uma cidade mais verde e sustentável. A seleção da vegetação foi cuidadosamente planejada, levando em consideração as necessidades específicas e o espaço disponível na região”, explica.

Guilherme destaca que “na Rua Silva Jardim optamos pelo cipreste italiano, uma espécie de planta que não interfere no trânsito, é altamente resistente à poluição e requer pouca poda. Para o canteiro central, selecionamos a Ixória, um arbusto de flores vermelhas que adicionará charme à entrada da cidade”.

O arquiteto esclarece que na Avenida Jove Soares, a opção foi utilizar a Moréia como forração no canteiro central, uma planta arbustiva com flores brancas e delicadas. “Ao longo do canteiro, serão plantadas Escumilhas Africanas, que já adornam toda a extensão da avenida do lado oposto à linha férrea”.

“Por fim, será realizada a revitalização da Praça Luiz Ribeiro e optamos por utilizar plantas nativas, como o Ipê Amarelo do Cerrado, a Babosa Branca e a palmeira Rabo de Raposa, para trazer charme e ampliar a beleza da praça. Quanto à vegetação arbustiva, será composta por azaleias”, detalhou Guilherme.