Lei que proíbe uso de fogos de artifício com estampido “ainda não pegou” na cidade

0
767

Itaúna é uma cidade entre várias no país em que há uma lei proibindo o uso de fogos de artifício e artefatos explosivos. As festas e comemorações podem até parecer mais legais e bonitas com a utilização de artefatos com estampidos, além de efeitos especiais de muitas cores no céu, porém eles escondem grandes perigos para quem manuseia ou é afetado por seus enormes ruídos. Animais, idosos acamados, pacientes no hospital e pessoas com Transtorno do Espectro Autista sofrem muito por causa dos foguetes ruidosos.

O projeto de lei que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício com efeitos sonoros em Itaúna foi aprovado por unanimidade na reunião da Câmara no dia 11 de abril. A proposição, de autoria da vereadora Edênia Alcântara (PDT), foi apoiada pelo grupo AFA – Apoio à Família Autista de Itaúna.

A fiscalização à aplicação desta lei ainda é muito difícil e a educação das pessoas é o melhor caminho, como propõe a Prefeitura, através da Gerência Superior de Comunicação, que está implementando uma série de campanhas sobre o assunto.