Levantamento da Dengue mostra melhora, mas situação ainda exige cuidado

0
1220

Com acentuada queda nos números de contaminados pela Covid-19 em Itaúna, que reflete na baixa utilização dos leitos do Hospital Manoel Gonçalves, a cidade assiste também a diminuição de casos de Dengue. Os resultados do 3º LIRAa, Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti, de 2021, divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, mostram que houve melhora em relação ao último levantamento, em março. Mas a Saúde no município adverte que a situação ainda inspira cuidado com o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O índice que era de 4,5% no início de 2021 caiu para 2,0% em outubro, ainda distante do 1,0% recomendado pelo Ministério da Saúde.

Os bairros que apresentaram maior número de focos nesse último LIRAa foram Nogueira Machado, Nogueirinha, Aeroporto, Irmãos Auler, Padre Eustáquio, Universitário, Parque Jardim e Santanense. Baldes, bebedouros, tambores, vasilhas com água, pneus, tanques, caixas d’água e barris são os locais com maior incidência de focos ou criadouros do mosquito. 

Para o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, os dados positivos decorrem da ação de agentes que se empenharam no trabalho junto à comunidade no período de poucas chuvas. O trabalho dos profissionais resultou no recolhimento de várias toneladas de materiais que poderiam acumular água, vistorias realizadas em inúmeros imóveis, além de diversas orientações repassadas aos moradores. “Nosso trabalho continua diariamente com objetivo de diminuir o índice de infestação no município. Já iniciamos e intensificamos o mutirão de limpeza, vistoria nos imóveis e aplicação de termos de adequação nas regiões onde foram encontrados mais focos. Em seguida, o trabalho se estenderá para bairros adjacentes “, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um + seis =