“Maio Amarelo” traz mais um alerta para os cuidados no trânsito

Em 2023 foram mais de 1.600 acidentes de veículos, com quase 3 mil feridos e 18 mortes em Itaúna

0
458

Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito, Itaúna registrou nesse ano 1.643 acidentes automobilísticos, envolvendo 2.158 veículos. Foram 18 óbitos e 2.893 registros de feridos/ilesos. Itaúna possui uma frota total de veículos de 68.781, sendo frota ativa de 48.689 veículos para uma população de 94.795 habitantes.

Essa semana a Prefeitura de Itaúna, através de sua Gerência Superior de Transporte e Trânsito, iniciou a campanha “Maio Amarelo”, de conscientização da educação no trânsito para motoristas, condutores de outros veículos e pedestres. A Campanha “Maio Amarelo” teve abertura na quarta-feira (17), às 8 horas, na Praça da Estação.

Neste ano, a Gerência Superior de Trânsito e Transportes criou um espaço educativo para as crianças, simulando vias públicas dentro de uma mini cidade, além de um espaço para exposição de materiais educativos sobre segurança no trânsito. Também estão sendo compartilhados conteúdos educativos nas redes sociais.

O encerramento do evento contará com simulação de acidentes envolvendo o Samu, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, no fim do mês, em data a ser definida.

Parceria da Prefeitura com diversas entidades

O movimento “Maio Amarelo” é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde, envolvendo o poder público e toda a sociedade civil. É fundamental compreender a importância de cumprir as regras para manter a segurança e salvar vidas. Em Itaúna as atividades contam com o apoio de diversos órgãos municipais, como as secretarias de Planejamento e Governo, Regulação Urbana, Saúde, Educação, Cultura e Turismo, Infraestrutura e Serviços, além do GCT – Gerenciamento e Controle de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, SAAE, VLI Logística, Tiro de Guerra, AB Nascentes, Samu, Cia Descarga Produções Culturais, ViaSul e CMA Indústria De Componentes Plásticos Automotivos LTDA.

Ainda em obras, rotatória da Silva Jardim continua registrando acidentes

Ainda não estão concluídos os serviços de intervenção na rotatória que liga a rua Silva Jardim à avenida Jove Soares, como destino para vários pontos da cidade. As obras são de responsabilidade da Gerência Superior de Trânsito e Transporte, da Secretaria Municipal de Regulação Urbana, e estão sendo feitas por etapas devido à complexidade do trânsito no local. O cruzamento de vias é palco de várias colisões de veículos. As alterações e adequações para a melhor circulação dos veículos teve início no início de março, e contemplam intervenções viárias em todo o trecho da rua Silva Jardim, avenida Jove Soares e avenida Brasília.

Colisão de moto com um automóvel

Apesar da recomendação da Gerência de Trânsito para que motoristas e pedestres redobrem a atenção na rotatória, essa semana a Polícia Militar esteve no local mais uma vez, para atender registro de colisão entre um GM Vectra e uma motocicleta Honda CG. O motorista do carro, de 33 anos, afirmou estar vindo da MG050, ter parado na rotatória e em seguida iniciado um retorno, colidindo com a moto. Já o condutor da motocicleta, de 24 anos, alegou que o motorista não sinalizou com o uso da seta sua manobra, resultando na batida entre os veículos. O motociclista queixava-se de dores no joelho direito e no tórax; ele foi atendido pelo SAMU e levado para o Hospital Manoel Gonçalves. O motorista do carro nada sofreu.