A Mineração Usiminas está realizando uma série de encontros com as prefeituras para reforçar as informações sobre o Edital Usiminas de Projetos Patrocinados para 2023. A ação visa envolver os municípios e esclarecer dúvidas sobre o mecanismo para incentivo às iniciativas com foco na cultura e patrimônio, esporte, saúde e comunidades sustentáveis da região de atuação da companhia. As reuniões presenciais com os representantes do poder público foram realizadas em Itaúna, Igarapé, Mateus Leme e Itatiaiuçu, nos dias 5 e 6 de outubro. Para a próxima terça-feira (11) está programada a apresentação virtual do edital para instituições.
Lançado em setembro, o edital busca projetos aprovados em mecanismos de incentivo Fiscal Federal e de Minas Gerais para serem executados em 2023. As inscrições estão abertas e as propostas devem ser cadastradas no site https://materiais.usiminas.com/edital-usiminas-de-projetos-incentivados. O resultado será divulgado aos proponentes em dezembro. O processo de análise conta com a avaliação técnica da equipe Usiminas e participação de representantes da sociedade civil para envolver as comunidades na escolha das iniciativas a serem executadas.
Considerada a quinta, entre as cem maiores incentivadoras da cultura no Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, no ano de 2021, a Usiminas preza pela democratização da cultura e vem atuando para fortalecer ainda mais o setor no país.
Responsabilidade social
Com o intuito de avançar com os objetivos da Agenda ESG, no social, e reforçar a atuação da Mineração Usiminas como agente de desenvolvimento nas comunidades, os focos de atuação da companhia em projetos patrocinados são cultura e patrimônio, esporte e saúde, e comunidades sustentáveis. Ao falar sobre o Edital de Projetos Patrocinados, o diretor-presidente da companhia, Carlos Rezzonico, ressalta que esse é um momento especial, no qual a empresa tem a oportunidade de alcançar mais iniciativas, por meio da mobilização de instituições próximas aos proponentes. “Queremos seguir conectados com ações que contribuam para o constante desenvolvimento das comunidades. Para isso, buscamos projetos ligados aos nossos eixos de atuação social”, afirma Carlos Rezzonico.