Ministério da Saúde estende para mais 30 dias funcionamento de leitos do CTI Covid

SUS credencia Hospital Manoel Gonçalves com mais nove vagas na unidade de tratamento intensivo

0
643

O secretário municipal de Saúde Fernando Meira de Faria confirmou ao Jornal S’PASSO que os leitos extras do CTI Covid-19 do Hospital Manoel Gonçalves serão renovados por mais 30 dias, por decisão do Ministério da Saúde. A extinção desses 20 leitos especiais criados em 2020 atenderia a uma Portaria do governo federal de 31 de dezembro de 2021, como noticiou a reportagem recentemente. Agora, com a elevação de casos de contaminação da Covid-19 por causa da variante Ômicron e, consequentemente, o aumento de internações, o Ministério da Saúde anunciou a sobrevida de 30 dias para os leitos do CTI adulto e pediátrico em todo o país. São 14.254 mil leitos que serão mantidos depois de pressão dos governadores e secretários de saúde.

E a partir de fevereiro, o Hospital de Itaúna passará a ter mais nove leitos credenciados pelo Sistema Único de Saúde na ala de CTI Geral adulto. A informação foi oficializada no dia 24 de janeiro e outras duas cidades da macrorregião, Bom Despacho e Pará de Minas, também foram contempladas.

Fernando Meira explicou que normalmente as unidades de tratamento intensivo funcionam de dez em dez leitos, em função das equipes de trabalho e da configuração da atividade. Como foram credenciados mais nove leitos pelo SUS para o CTI geral, que se somam aos 10 já existentes, haverá mais um leito extra, destinado à saúde suplementar. 

“Com a autorização, Itaúna poderá atender na Unidade de Terapia Intensiva pacientes de pós-operatório em cirurgias maiores, procedimentos da hemodinâmica, como cateterismo e oferecer maior rotatividade de atendimento, além de aumentar a complexidade do Hospital”, enfatizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quinze + doze =