Os moradores do bairro Nova Vila Mozart estão insatisfeitos com as deliberações dos recursos financeiros destinados a desabrigados e desalojados pelas chuvas do início do ano. Essas pessoas ficaram de fora da relação dos contemplados com a quantia de R$ 1.200,00 que será paga em três parcelas, pelo programa do governo estadual “Recupera Minas”, em parceria com a Prefeitura. Eles estão se organizando para que uma passeata aconteça no próximo dia 26, às 15h, pelas ruas do bairro e nas proximidades da Prefeitura, em protesto contra a decisão de terem ficado de fora da lista de beneficiários pelo governo. Os moradores da Nova Vila Mozart questionam a forma como foram feitos os protocolos da Defesa Civil para a concessão do benefício e relatam que algumas residências foram visitadas pelos técnicos da Defesa Civil, que fizeram os cadastros incompletos prejudicando muitos cidadãos. Em alguns pontos do bairro foram colocadas faixas questionando o que foi feito do dinheiro do programa “Recupera Minas”.
Desenvolvimento Social cuida do atendimento
A secretária de Desenvolvimento Social, Alessandra Nogueira Santos Araújo, esclareceu ao Jornal S’PASSO que sua pasta é responsável pelo recebimento dos relatórios das pessoas que foram atingidas, desalojadas ou desabrigadas pelas chuvas, para que seja solicitado o pagamento dos recursos do programa. Não cabe à Secretaria de Desenvolvimento Social vistoriar residências notificadas em situação de risco, muito menos incluir ou excluir beneficiados com os recursos. Disse que é da competência da Defesa Civil a realização deste trabalho e o encaminhamento dos documentos exigidos para que o dinheiro seja pago.
Afirmou ainda que de posse da relação de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, o Desenvolvimento Social faz o acolhimento fornecendo cestas básicas, segunda via de documentos, atendimento psicológico e de assistência social, entre outros.
Pagamento começa na semana que vem
Sobre o pagamento dos recursos do programa ‘Recupera Minas’, Alessandra Nogueira contou que as fases de preenchimento de documentos e da comprovação dos danos já foram encerradas e que, na semana que vem, a Secretaria de Finanças irá realizar o pagamento da primeira parcela, de R$ 400,00, para alguns dos contemplados.
Defesa Civil alega que não houve exclusão
O coordenador da Defesa Civil, Fábio Túlio Menezes Silva, explicou que em janeiro a ex-coordenadora do órgão, Márcia Moreira, encaminhou o Formulário de Informações de Desastres e que nele foi informado que havia 729 pessoas atingidas pelas chuvas. Essas informações vieram através das notificações de risco que a Defesa Civil registou no período do dia 1º de dezembro de 2021 a 17 de janeiro de 2022.
Através deste formulário, que foi enviado para o governo do Estado, o município receberá os recursos financeiros proporcionais para o atendimento das 729 pessoas. Inclusive, parte do dinheiro já está depositada na conta do município e a primeira parcela será paga agora aos que preencheram os documentos.
“A Prefeitura de Itaúna não está excluindo nenhum morador atingido pelas chuvas, mas temos que seguir o que foi informado no FIDE em janeiro, que são 729 pessoas. Compete a nós seguir também o critério estabelecido pelo governo do Estado, que foram as Notificações de Risco no período já citado”, pontuou.
Corrigir as falhas e buscar soluções
Fábio Túlio afirmou que está estudando junto da Secretaria de Desenvolvimento Social uma forma de corrigir as possíveis falhas e auxiliar os moradores que se sentem prejudicados.