Moradores de Santanense voltam a reclamar de mau cheiro e cobram soluções do poder público

1
691

Cidadãos denunciam também redes de esgoto danificadas em outros pontos da cidade. SAAE comunica que problemas estão sendo resolvidos  

O mau cheiro volta a invadir o bairro de Santanense de forma mais intensa e causa indignação nos moradores, especialmente os residem mais próximos do Ribeirão dos Capotos. Essa semana o líder comunitário Luiz Henrique Machado gravou vários vídeos em que pessoas do bairro denunciam o problema e cobram soluções da Prefeitura e do SAAE, já que a questão está ligada ao escoamento de esgoto no córrego.

O casal Geralda e Nando Lobo, que moram no bairro há pouco mais de um ano, fez as reclamações de forma indignada dizendo que mudaram-se para o lugar por causa da proximidade da natureza, do córrego, com peixes e água límpida, e a presença de área verde e que agora estão num ambiente cheio de sujeira e fedor. “Queremos saber de onde vem esse esgoto, esse mau cheiro insuportável, essa quantidade de b….? Essa situação é uma questão de saúde pública, além de ser um problema ambiental. Não podemos continuar vivendo desse jeito”, reclamou Geralda. O marido dela, Nando Lobo, contou que um dia desses o odor era tanto que tiveram que acender velas aromáticas em casa – que fica muito próxima do ribeirão – para conseguirem dormir. “Queremos solução para o problema, não é possível conviver com isso mais. Estamos todos muito prejudicados”, avisou.

Para o líder comunitário Luiz Henrique Machado, o bairro Santanense sempre foi prejudicado por causa da poluição ambiental e, infelizmente, muitas pessoas se acostumaram com a situação de destruição de áreas verdes, mananciais e até mesmo com o mau cheiro do rio São João e dos córregos próximos. Entretanto, diz que é preciso cobrar dos órgãos competentes – e também dos vereadores – uma resposta com relação ao despejo de dejetos nas águas e uma solução para acabar com a fedor que paira nos ares de Santanense que dura há 30 anos.

Na mesma semana desse problema em Santanense, outras denúncias foram evidenciadas com as notícias de esgoto sendo lançado no ribeirão Joanica, na avenida Walter Mendes, e também no bairro Garcias, próximo a uma grande loja de materiais de construção. A irregularidade causou grande desconforto para a população.

Diretor do SAAE explica que os problemas são decorrentes de equipamentos antigos que estão danificados 

Procurado pelo Jornal S’PASSO, o diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, Arley Silva, contou que já algum tempo o órgão vem fazendo um trabalho para identificação destes pontos de rompimento de redes de esgoto. E que vem solucionando todos. Segundo ele, a rede do Projeto Soma, destinada à captação de esgotos na cidade, é antiga e vem apresentado problemas em diversos pontos. “As redes são antigas, e de manutenção complexa. No final de semana passado circulou um vídeo nas redes sociais falando de um possível vazamento de esgoto no córrego dos Capotos e, imediatamente, uma equipe do SAAE foi ao local para verificar. Já na segunda, dia 14 de junho, foi identificado o rompimento de uma parte da rede do Projeto Soma, tubulação antiga e de difícil acesso e manutenção”, disse.

A direção do SAAE explicou que está trabalhando para resolver o problema e que havia expectativa de término imediato dos serviços de manutenção. Entretanto, foi detectado que o trecho danificado é maior do que o esperado e uma das peças necessárias é de difícil aquisição por já ter saído de linha (a bitola dn 450). A peça de reposição foi encontrada em Belo Horizonte e uma equipe do SAAE iria finalizar a manutenção e os reparos nessa sexta-feira (18).

Na manhã de ontem recebemos as informações do SAAE de que a equipe operacional da autarquia finalizou a obra de troca de emissário de esgotos nas margens dos Córrego dos Capotos, em Santanense.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

sete + 20 =