Moradores denunciam estilhaços de munições de arma de fogo em residências próximas do Clube de Tiro

Uma semana após inauguração, estabelecimento incomoda moradores; Vereadores, Polícia Militar, advogados e moradores se reuniram no local para propor soluções

3
1397
Vereadores Da Lua, Kaio Guimarães e Gustavo Barbosa se reúnem com moradores sobre o problema. Imagem: Jornal S'Passo

O Clube do Tiro de Itaúna foi inaugurado no sábado (16), com a presença dos vereadores Gustavo Dornas (Patriota) e Kaio Guimarães (PSC), de policiais e empresários, entre outras pessoas que gostam dessa modalidade esportiva.

Instalado na região do Camelot, comunidade rural do Sumidouro, o lugar escolhido para o tiro ao alvo é uma área residencial, com diversas moradias e fica próximo de uma mata nativa, onde vivem inúmeras espécies de animais silvestres, como tucanos, teiús, preás, tatus, jacus, micos e répteis diversos.

O problema vem daí, pois os moradores, sob a liderança de Emerson Camargos Rodrigues, estão insatisfeitos com o vizinho inconveniente e estão buscando a justiça para tentar impedir que outros tiros sejam dados.

O stand fica muito próximo de algumas casas e  após a inauguração foram encontrados no quintal de uma delas objetos apontados pelos moradores como estilhaços de munições. Na queixa-crime encaminhada ao Ministério Público, Emerson afirma que o clube não oferece proteção sonora e nem de impacto.

Imagem: Jornal S’Passo

O barulho tem sido a causa de males físicos e mentais para as pessoas da região e agressão ao meio ambiente. “A continuar como está, os animais irão sumir da região. Muitas das famílias possuem crianças e idosos, é uma região residencial, e todos estão em pânico, principalmente os moradores das residências atingidas pelas munições”, considerou o morador.

Na manhã de quinta-feira (21) o Jornal S’passo foi até o local, onde aconteceu uma reunião com os moradores do Camelot e representantes do Clube do Tiro de Itaúna. Vários moradores, entre os quais Emerson Camargos, Sérgio Paulo da Silva e Matilde Camargos Trigueiro, receberam os vereadores Gustavo Dornas, Kaio Guimarães e Da Lua (PL) e os representantes do clube, o advogado José Janou Saldanha e o instrutor de tiro, Leonardo Andrade.

O Clube do Tiro de Itaúna é dirigido por Filipe Migiber, e no local serão realizados eventos esportivos de tiro ao alvo, cursos e preparação para o porte de arma de fogo. O advogado da empresa contou que toda a documentação (apresentada por eles aos presentes na reunião e encaminhada aos vereadores) está de acordo com as normas do Exército e da Prefeitura, que liberou o alvará de funcionamento.

Imagem: Jornal S’Passo

No local onde acontecem as práticas com armamento de vários calibres, o instrutor mostrou que o lugar foi planejado para que haja segurança para os associados e, também, para o seu entorno, o que é contestado pelos moradores, inclusive com denúncia-crime impetrada junto ao MP.

Polícia Militar é acionada

De posse de estilhaços de projéteis encontrados na casa de Emerson e Matilde, o vereador Gustavo solicitou que a Polícia Militar comparecesse ao local para registrar um Boletim de Ocorrência.

Da Lua prometeu que irá levar até o fim a investigação desse caso. Várias sugestões foram apresentadas aos representantes da empresa, a começar pela retirada do Clube do Tiro desse local ou, na pior das hipóteses, a suspensão de suas atividades até que alterações no local sejam realizadas. Essa proposta foi feita por Da Lua.

Dornas deu a ideia de que o clube realize uma remodelação em sua estrutura e instale o stand num galpão fechado a fim de que os estilhaços das munições e mesmo o som dos tiros ultrapassem os limites do imóvel.

Imagem: Jornal S’Passo

3 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente aqui no Bairro da Vargem, em Varginha MG, está acontendo a mesma coisa. O Clube de Tiros veio tirar o sossêgo do bairro. Os aposentados ou outros não conseguem tirar uma soneca durante o dia. As criancinhas são acordadas com os estampidos. As pessoas não conseguem conversar devido os estampidos. Os animais e aves silvestres estão desaparecendo. Aqui tinha uns maquinhos Se foram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

nove − sete =