Morre em Belo Horizonte o professor e jornalista Anis Leão

0
816

O professor e jornalista itaunense Anis José Leão morreu essa semana em Belo Horizonte. Ele estava internado no Hospital Felício Roxo, em decorrência de pneumonia. Um dos mais brilhantes homens das letras, da comunicação social e do direito eleitoral, ele nasceu em Itaúna em 1931. Era irmão do ex-prefeito e também professor Willian Leão. Fez carreira no magistério e no jornalismo. Em Itaúna foi cronista da Rádio Clube e redator do jornal Folha do Oeste. Mudou-se para Belo Horizonte no início dos anos 50. Foi professor de Física, Química, Ciências Naturais e História em colégios de Belo Horizonte. Em 1953 foi aprovado na Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral e ali trabalhou 40 anos, alcançando o mais alto cargo efetivo da Casa. Integrou no Tribunal Superior Eleitoral a Comissão dos 50 Notáveis, para elaborar proposta de reforma eleitoral.

Formou-se em Direito pela UFMG em 1958. Foi um dos fundadores do curso de Comunicação Social da universidade, onde lecionou Legislação e Ética da Comunicação Social, também por 40 anos.

Esteve sempre presente e participativo em incontáveis eventos e fases tanto da universidade quanto da vida política e do jornalismo.

Professor, colaborador, conferencista e pesquisador, o prof. Anis – como é chamado carinhosamente pelos alunos – recebeu a medalha “Desembargador Vaz de Melo” e o “Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal Afonso Arinos de Melo Franco”, dentre outras honrarias.

Autor de nove livros, sua obra vai da literatura, que iniciou aos 14 anos, passando pela Comunicação Social, com o “Limites da Liberdade de Imprensa”, e chegando ao Direito Eleitoral, vasta obra com cinco títulos, sobre jurisprudência, apuração, e direito eleitoral e outras questões. O último livro publicado foi Addressing the Young, versão bilíngue português/inglês da Oração aos Moços, de Rui Barbosa.

O corpo de Anis foi sepultado na manhã de quinta-feira (3) no cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

9 − quatro =