Neider aproveita vinda do ministro de Lula a Itaúna e pede obras para o município

Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, esteve na cidade na inauguração da ETE e recebeu solicitações de recursos para o transporte coletivo e obras no ‘trevo do Padre Eustáquio’

0
1197

“Não é todo dia que temos um ministro de Estado em Itaúna, com boa chance de reivindicarmos obras e serviços para o município”. Foi com essa fala que o prefeito Neider Moreira (PSD) se dirigiu ao ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, durante a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto, no Distrito Industrial. Neider voltou a falar que os municípios vivem inúmeras dificuldades no dia a dia para conseguir os recursos que necessitam para obras e serviços e, muitas vezes, têm que bater às portas de instâncias superiores. “O estado é virtual, o governo federal é virtual, mas o município é real”, pontuou. Neider pediu que o ministro Padilha leve ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) duas reivindicações de Itaúna: a primeira delas contempla, também, outros municípios, que é a concessão de subsídios para o transporte público. O serviço está sucateado desde a pandemia, disse o chefe do executivo, necessitando de aporte financeiro dos cofres públicos para cumprir com seu contrato. Vários municípios, como Belo Horizonte e São Paulo, têm feito isso com subsídios milionários, mas Itaúna, “por insensibilidade de alguns vereadores”, recusou a concessão do subsídio e o resultado foi o aumento da tarifa do transporte coletivo.

Outro pedido de Neider para o ministro Alexandre Padilha foi para a execução de obras no “trevo do Padre Eustáquio”. “Temos um dos pontos mais críticos do trânsito de Itaúna, conhecido por ‘trevo do Padre Eustáquio’; o município pretende municipalizar o trecho da rodovia MG-431 e realizar a construção de um viaduto e uma trincheira naquele trevo que liga o centro de Itaúna aos bairros Padre Eustáquio, Veredas, Irmãos Auler, Leonane, entre outros. Itaúna precisa da ajuda do governo federal para que tenhamos recursos para as obras”, solicitou.

Abraço do Lula ao prefeito Neider

O ministro Alexandre Padilha respondeu que irá levar as solicitações de Itaúna ao governo federal e até brincou que ele faria o encaminhamento das reinvindicações e que Marcelo Bonfim, vice-presidente da Caixa Econômica Federal, ali presente, pagaria. Em seu pronunciamento na inauguração da ETE, o ministro aproveitou para dizer que o presidente Lula enviava um “forte abraço” ao prefeito Neider com o agradecimento por sua postura nas eleições de 2022 em apoio ao atual mandatário da nação. Na campanha eleitoral, o prefeito de Itaúna assumiu publicamente o apoio a Lula contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem endereçou inúmeras críticas em seus pronunciamentos e entrevistas.

Tendas desabam depois da inauguração

Fora da programação oficial da inauguração da ETE vários eventos marcaram a manhã de sábado (16) no Distrito Industrial. O mais impactante foi o desabamento das tendas montadas em frente ao palanque para que o público não ficasse exposto ao sol. Quando a estrutura desabou, felizmente, poucas pessoas estavam debaixo da estrutura e apenas duas sofreram algum ferimento. A vereadora Edênia Alcântara (PDT) desmaiou e foi socorrida ali mesmo pela equipe da Defesa Civil. Mais tarde contou que chegou a ir ao Hospital, pois sentia dor de cabeça, mas que não teve maiores consequências. O ex sindicalista Hylio Batista teve ferimento na cabeça e precisou de uma pequena cirurgia com sete pontos. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Causas do problema estão sendo apuradas

As tendas caíram por causa do vento. Foram as informações passadas. O Jornal S’PASSO tentou obter maiores esclarecimentos por parte da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços e SAAE. A Assessoria do SAAE encaminhou à reportagem a seguinte nota:

“A prefeitura de Itaúna e o SAAE lamentam o incidente ocorrido após o termo do evento de inauguração da obra da Estação de Tratamento de Esgoto. Foi registrado um ferido sem gravidade, prontamente assistido pelo Hospital Manoel Gonçalves e liberado na sequência. O evento contava com liberação por meio do laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros. A administração municipal, juntamente com as equipes de segurança, apoiadoras do evento, estão apurando fatores que motivaram o incidente”.

Festa do PT?

Na entrada do espaço onde aconteceu a inauguração da ETE, os irmãos Geraldino de Souza Filho, o Mirinho; e Hylio Batista, seguravam uma faixa onde se lia: “O PT de Itaúna agradece aos governos Lula e Dilma por essa obra”.

Durante as falas dos deputados federais Rogério Correia e Reginaldo Lopes, ambos do PT; e do ministro Alexandre Padilha, um grupo de militantes da esquerda (PT, PSOL e PV) se manifestava na plateia. “Foi por isso que eu fiz o L”, gritavam. Ao final dos discursos, cantaram: “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula!”.

Skates reivindicam obras na pista

Do lado de fora do espaço da inauguração, um grupo de jovens portava cartazes e, munido de seus skates, pedia que o governo municipal realize obras de reforma e ampliação da pista de skate, na Praça Celi, no bairro Nogueira Machado. “Neider, queremos conversar”; “Reforma da pista urgente”; “O compromisso com o esporte salva a juventude”; “Asfalto sobrando, pista faltando”, eram alguns dos dizeres nos cartazes dos skatistas.

Orquestra de Câmara deu o tom da arte

Integrantes da Orquestra de Câmara de Itaúna, coordenada por Roberto Batista Guimarães e Suely Guimarães, participaram da inauguração da ETE e emprestaram sua arte ao evento. Os músicos foram aplaudidos várias vezes e receberam elogios do ministro de Lula, Alexandre Padilha.

Vereadores desprestigiados

Na Câmara Municipal, terça-feira (19), o vereador Alexandre Campos fez reparos ao cerimonial da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto, que “não nominou nenhum vereador presente”, nem da base, nem da oposição, e não chamou para falar o Lacimar Cezário (PSD), o Três, que é autor do projeto de lei que deu nome à obra. A ETE foi denominada Professor Marco Elísio Chaves Coutinho pela Câmara Municipal de Itaúna. “Um desrespeito com essa casa”, queixou-se Campos.

Lohanna e Beatriz Cerqueira: a cada passo um abraço e um flash

Muitos políticos petistas estiveram presentes à festa de inauguração da ETE, no sábado (16). Além dos já citados Rogério Correia, Reginaldo Lopes e Alexandre Padilha, o ex-prefeito de Betim, Jésus Lima e a deputada estadual Beatriz Cerqueira também compareceram.

Ao lado do ministro Padilha e dos deputados Rogério Correia e Reginaldo Lopes, as deputadas estaduais Lohanna França (PV) e Beatriz Cerqueira (PT) foram as mais solicitadas para fotos com o povo, de esquerda ou não.