O que esperar de mais um clássico?

Atlético e Cruzeiro voltam a se enfrentar neste sábado, às 21:00, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro

0
348
Gabriel Ramos

Menos de três semanas depois da grande decisão do Campeonato Mineiro, Cruzeiro e Atlético voltam a se enfrentar, desta vez na Arena MRV, em jogo válido pela terceira rodada do Brasileirão. Apesar do pouco tempo entre as partidas, as duas equipes vivem cenários diferentes desde o último confronto, principalmente o Cruzeiro. Desde a perda do título mineiro, a Raposa trocou o seu treinador e tem experimentado uma série de escalações diferentes, além de não contar mais com seu goleiro até então titular, Rafael Cabral.  Apesar de ter passado por um momento turbulento, a equipe se recuperou e começou bem o campeonato brasileiro sob o comando de Fernando Seabra, com uma vitória e um empate. Após sair atrás nas duas partidas, a equipe celeste demonstrou muita resiliência e poder de reação, elementos que podem ser fundamentais em um jogo tão disputado quanto um clássico.

O Atlético, por outro lado, mantém um esquema de escalação mais regular, mas com adaptações pontuais dentro do modelo de jogo de Gabriel Milito. Com mais tempo de treinamento, o treinador argentino vem trabalhando para adequar a equipe ao seu modelo de jogo. Dentre as mudanças, destaca-se a entrada de Gustavo Scarpa na equipe. Agora mais entrosado com seus companheiros, o meia cresceu de rendimento, passou a marcar gols e assumiu de vez a titularidade. Apesar do embalo na Copa Libertadores, competição na qual possui 100% de aproveitamento, o Atlético ainda não venceu no Brasileirão (são dois empates até o momento) e precisa quebrar um tabu diante de seu rival para recuperar o prejuízo das duas primeiras rodadas. O Atlético ainda não venceu o Cruzeiro jogando na Arena MRV. São três jogos, com duas vitórias do clube celeste e um empate.

Pelo que vêm apresentando os dois times, espera-se uma partida aberta, em que as duas equipes vão sair em busca do resultado. É natural, que sendo mandante, o Atlético busque se impor diante do seu torcedor, principalmente nos minutos iniciais da partida. A missão do Cruzeiro é resistir a essa pressão inicial, com intuito de equilibrar as ações do jogo pelo meio de campo, ponto forte de sua escalação. O confronto está equilibrado e tem de tudo para proporcionar uma grande partida.