Oficinas gratuitas de cerâmica chegam a Itaúna com proposta de geração de renda e economia criativa

Curso acontecerá no Centro Social Urbano, no bairro de Lourdes, com duração de seis meses, atendendo 60 alunos em dois períodos

0
447

O projeto Arte da Terra será realizado em Itaúna, com início previsto para junho, oferecendo oficinas gratuitas de cerâmica, incluindo todo material como forno, argilas e equipamentos necessários para as aulas. É uma oportunidade para a comunidade complementar a renda, já que as peças criadas na oficina poderão ser comercializadas posteriormente. As aulas irão acontecer duas vezes por semana, em dois períodos, vespertino e noturno. Serão 60 vagas no total, com idade mínima de 15 anos para os interessados. As inscrições poderão ser feitas no próprio local, próximo da data de início do evento, que será divulgada posteriormente.

Os encontros serão no Núcleo De Educação Infantil Custódio Emídio Da Cruz, no Centro Social Urbano, no bairro de Lourdes, local onde já acontecem inúmeras atividades. A cessão do espaço faz parte de uma parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O projeto Arte da Terra é uma produção da Renovarte Produtora Cultural e conta com patrocínio da AB Nascentes das Gerais e incentivo do Ministério da Cultura, pela Lei de Incentivo à Cultura. O objetivo do projeto é possibilitar a economia criativa e a geração de renda, além da formação de jovens e adultos em mais essa iniciativa artística.

Para a produtora Vanessa Ochi-Café, que está na cidade para firmar essa parceria, o Arte da Terra “reforça a capacidade de criar e transformar arte em economia criativa, valorizar o ser humano na sociedade e promover a inclusão social. O envolvimento dos órgãos públicos nessa parceria fez toda a diferença. Estamos muito felizes em trazer esse benefício para a cidade”.

O projeto será ministrado pela ceramista Rebecca Corradi, que está muito ansiosa com o início das aulas. “A cerâmica é uma arte encantadora onde todas as pessoas têm a oportunidade de aprender algo novo feito pelas próprias mãos. Este projeto irá capacitar o cidadão a ter uma profissão e uma fonte de renda”, pontua. No final do projeto será realizada uma exposição de Arte em Cerâmica com obras dos participantes.