Os desafios do calendário brasileiro

Atlético e Cruzeiro seguem encarando sequência pesada de viagens e jogos. América descansa.

0
371
Gabriel Ramos

Desde o início das competições internacionais, os rivais mineiros não encaram uma semana inteira de treinamentos. O primeiro jogo da decisão do Campeonato Mineiro, no dia 30 março, marcou uma sequência de nove jogos seguidos intercalados entre meio e final de semana, com um período médio de apenas dois dias de treinamento entre cada jogo. Com essa sequência de praticamente um mês com o calendário cheio, as equipes têm o desafio de superar o cansaço e buscar um bom nível de atuação mesmo com poucos treinamentos.

O Atlético utilizou força máxima na vitória da última terça-feira (23), por 3×2, em partida contra o Peñarol, válida pela terceira rodada da Copa Libertadores. O Galo agora enfrentará o Cuiabá, na Arena Pantanal, nesse sábado, às 18:30. Considerando o esforço físico da equipe nas últimas partidas e a escalação frequente dos mesmos jogadores, não seria surpresa se alguns titulares fossem preservados. Apesar de já ter encaminhado sua classificação na Libertadores, o Atlético vai encarar o Sport na próxima terça-feira (30), em jogo válido pela Copa do Brasil, o que pode contribuir para um elenco mesclado no Brasileirão.

O Cruzeiro vem de caminho inverso. A Raposa preservou vários jogadores considerados titulares na última partida, o empate em 0x0 contra o Unión La Calera, em partida disputada na última terça (23) e válida pela Copa Sul-Americana. Depois de duas rodadas sem vitória, o clube celeste busca se recuperar diante de seu torcedor, em jogo que será disputado contra o Vitória, no próximo Domingo (28) às 16h. Para isso, o técnico Fernando Seabra deve contar com força máxima e terá a chance de repetir a escalação utilizada na última partida pelo Brasileirão, o clássico contra o Atlético. A estratégia celeste foi priorizar o Brasileirão diante do conflito gerado pelo calendário.

O América, por sua vez, enfrenta uma realidade bem mais tranquila que seus rivais. Disputando a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o Coelho não disputa competições internacionais essa temporada e  já está eliminado da Copa do Brasil. Sendo assim, o América teve a semana livre para se preparar para o confronto contra o Novorizontino, nesse sábado às 18h no Independência, o primeiro jogo diante de sua torcida no campeonato.