Panela de ferro-gusa que estava na rotatória do Boulevard será instalada no trevo do Morro do Engenho

0
349

Em outubro de 2017, a instalação de uma grande “panela” na rotatória do Boulevard Lago Sul, despertou a curiosidade dos itaunenses e acabou virando alvo de memes e piadas nas redes sociais. O equipamento foi instalado no local pelo empreendedor do loteamento, Júlio Amaral, numa homenagem aos precursores do desenvolvimento de Itaúna.

A panela de mais de cinco toneladas foi um presente que o empresário ganhou e instalou na entrada do bairro, na rotatória Glauco de Paula Machado. O objeto foi muito utilizado nas décadas de 20 e 30, até os anos 60 e 70 do século passado, quando Itaúna chegou a ter 37 altos fornos de gusa que movimentavam a economia e geravam a maioria dos empregos da cidade.

E quem passou pela Jove Soares nos últimos dias notou a ausência da “panela” que, segundo a prefeitura será instalada na entrada do trevo do Morro do Engenho. “A rotatória onde estava instalado o equipamento vai passar por obras, por isso ele foi retirado. O local no qual será instalado será na nova entrada de Itaúna, entre a Avenida Gabriel da Silva Pereira e Dorinato Lima, logo após conclusão das obras do trevo, de responsabilidade do DEER”, firmou prefeitura em nota.

A importância do monumento

A instalação à época do monumento, foi justamente pensada para destacar a necessidade de resgatar uma “dívida” com os guseiros de Itaúna. A peça foi doada pelo empresário Mário Nilceu de Camargos, para colocar no local, como homenagem aos empreendedores do ferro-gusa da cidade que alavancaram o desenvolvimento de Itaúna.

A homenagem a Glauco de Paula Machado também é uma homenagem por ele ter inventado a lingoteira contínua, que proporcionou um avanço à indústria siderúrgica brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

treze − 10 =