PODCAST: Doença de Parkinson com Flaviana Torres

0
4990
Flaviana Torres

O que é a doença de Parkinson?

A Doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. É causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina, que é um neurotransmissor (substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas).

 A dopamina ajuda na realização dos movimentos voluntários do corpo de forma automática, ou seja, não precisamos pensar em cada movimento que nossos músculos realizam, graças à presença dessa substância em nossos cérebros. O Parkinsoniano então tem movimentos involuntários. Basicamente, caracteriza-se por tremor de repouso, tremor nas extremidades, instabilidade postural, rigidez de articulações e lentidão nos movimentos.

 Há também outros sintomas não motores, como a diminuição do olfato, distúrbios do sono, alteração do ritmo intestinal e depressão.

“Os medicamentos que existem hoje para a doença de Parkinson tratam os sintomas da doença, mas não os seus mecanismos e, portanto, não conseguem reverter seu curso ou mesmo curá-la.

No PODCAST SPASSO, vamos conversar com Flaviana Torres, ela é portadora da doença de Parkinson precoce, tem 44 anos, é engenheira de Minas, formada na Universidade Federal de Ouro Preto, há de 19 anos atuando como consultora na área de barragens de rejeito e água, tem 2 filhos, mora em Itaúna, no bairro Garcias, está desenvolvendo, junto com sua equipe, um novo projeto na cidade para pessoas com a doença e é administradora do grupo de whatsapp para Parkisonianos, criado para atuar como plataforma de apoio às pessoas acometidas da mesma enfermidade .

Click no vídeo para assistir ou no player logo abaixo apenas para ouvir pelo site.

Áudio

Aqueles que se interessarem em participar de alguma forma do projeto seja como paciente ou como colaborador pode entrar em contato através do WhatsApp (31) 9 9477-7171 ou Instagram: @torresflaviana.