Polícia Civil em Itatiaiuçu orienta sobre a emissão da carteira de identidade

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A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em Itatiaiuçu divulga orientações importantes para os cidadãos que desejam obter a carteira de identidade. Confira os requisitos e informações necessárias para o procedimento.

O documento obrigatório para a solicitação é a certidão original de nascimento para solteiros ou certidão de casamento com averbação para os casados, em casos de separação/divórcio ou viuvez. A certidão apresentada deverá ser original ou cópia autenticada em cartório de notas, estar legível, sem rasgos, emendas ou rasuras que comprometam a originalidade do documento.

A primeira via da carteira de identidade é gratuita para todos os cidadãos. No caso da segunda ou demais vias, é necessário realizar o pagamento do Documento de Arrecadação (DAE), no valor de R$ 100,74. A taxa pode ser emitida por meio do site www.fazenda.mg.gov.br ou clique AQUI para acesso direto

https://daeonline1.fazenda.mg.gov.br/daeonline/executeEmissaoDocumentoArrecadacaoPoliciaCivil.action.

O atendimento é feito mediante agendamento, que é realizado presencialmente na delegacia todas às segundas-feiras a partir das 9h.

Digitais e fotografia

A fim de garantir uma boa captura das digitais, é importante que os dedos estejam bem hidratados. Caso contrário, é recomendado aplicar óleo nas pontas dos dedos na semana que antecede o atendimento agendado, e lavar as mãos com água e sabão antes do horário marcado. É aconselhável chegar ao Posto de Identificação com 10 a 15 minutos de antecedência.

Com o modelo vigente da carteira de identidade, a fotografia será tirada no momento do atendimento – com exceção de crianças que não possam posar sem amparo de terceiros. Não é permitido tirar a fotografia usando qualquer espécie de cobertura de cabeça (lenço, chapéu, boné) nem com óculos de sol. Serão aceitas coberturas que compõem hábitos religiosos que façam parte do uso cotidiano do portador ou em razão de motivos de saúde.

Isenção

Para o cidadão hipossuficiente é necessária a apresentação da folha resumo emitida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou o comprovante de inscrição no CadÚnico, obtido pela internet, sendo em ambos os casos observada a faixa de renda autorizativa, e ainda pode ser apresentado comprovante de qualquer benefício social em nome do requerente.  A validade do CadÚnico é de um mês.

Em situações de furto e roubo, o interessado também pode ser isento da taxa, mediante apresentação do boletim de ocorrência, dentro do prazo máximo de 60 dias da data do fato.

Dados adicionais

Caso o interessado deseje incluir o tipo sanguíneo e o fator Rh na carteira, é necessário apresentar o resultado do exame laboratorial. Para a inclusão de documentos opcionais, como CPF, cartão do SUS, entre outros, é necessário ter o documento físico em mãos durante o atendimento. Em casos de condições específicas de saúde, é obrigatória a apresentação de um atestado médico ou documento oficial que comprove a vulnerabilidade ou condição particular de saúde a ser preservada.

Entrega

A entrega da carteira de identidade é feita pelos Correios, por isso é importante, no momento do atendimento, informar corretamente o endereço.

O código de rastreio do documento é enviado por e-mail. O prazo médio de entrega é de sete dias úteis.

Caso o cidadão prefira, é possível retirar o documento no Posto de Identificação onde foi atendido. Basta informar essa opção durante o atendimento e seguir as orientações prestadas para a fazer a retirada.

Serviço

Em Itatiaiucu, os atendimentos para a emissão da carteira de identidade são realizados na Rua José Gonçalves Resende, 47, Centro, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (31) 3572-1263 ou acessar o site da Polícia Civil.  https://www.policiacivil.mg.gov.br/site-pc/pagina/servicos-identificacao.

PCMG