Polícia Militar lança operação que vai fortalecer rede de proteção nas escolas mineiras

0
470

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou, nesta segunda-feira (10/4), a Operação de Proteção Escolar. A nova ação, de natureza preventiva, antecipa a articulação entre polícia e comunidade, e tem intenção de ampliar e fortalecer a rede de proteção às unidades de ensino públicas e privadas nos 853 municípios mineiros.

A corporação detalhou, no anúncio feito na Academia da Polícia Militar de Minas Gerais, que a articulação envolverá programas de prevenção já desenvolvidos pela PMMG nas escolas, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o Programa de Educação Ambiental (Progea), que serão intensificados.

A iniciativa é uma resposta preventiva do Governo de Minas à onda de violência sofrida por escolas de São Paulo e Santa Catarina.

A Polícia Militar reforça que toda ameaça que chega à corporação é checada. Essa informação ou ameaça passa a ser considerada boato somente após a instituição concluir a verificação de procedência e conteúdo.

Em Itaúna e Itatiaiuçu a Operação de Proteção Escolar estará sob responsabilidade da 9ª CIA Ind. PM atendendo ao patrulhamento das escolas das duas cidades e executando diversas ações preventivas.

Policiais Militares realizarão visitas em todos educandários, levando orientações de segurança, de conscientização e mobilização social, fortalecendo as redes de proteção nestas instituições.