Prédios abandonados em alguns dos principais pontos da cidade são como fantasmas que assombram Itaúna. Passam os anos e os escombros desses imóveis do passado continuam ali sem nenhuma intervenção arquitetônica que venha recuperá-los e trazê-los de volta à vida, servindo a outras finalidades mais modernas e dinâmicas.
Em vez disso, guardam memórias, em suas paredes carcomidas (e pichadas pelo vandalismo), seu piso encardido e seu telhado danificado, de tempos mais bem vividos, causando dor e sofrimento em muitas pessoas que conviveram com o seu glamour. Em vez disso, emprestam à paisagem urbana espaços feios, sujos, propícios à proliferação de ratos, baratas, escorpiões e outros animais da sujeira, além de servir de sanitários e esconderijos para os que andam nas sombras.
Os prédios fantasmas estão presentes no centro de Itaúna e muita gente gostaria mesmo que eles deixassem de existir e de assombrar a paisagem urbana desta cidade.
Fachada do ‘Hospital Velho’ será recuperada
Projeto, iniciado há mais de dois anos, foi aprovado, mas ainda depende de deliberação do Codempace
Sobre a recuperação da fachada do prédio da Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira, as ruínas do velho hospital, em julho de 2021 o Jornal S’PASSO noticiou que um grupo de empresários e o poder público estavam se unindo para realizar a obra. A revitalização do imóvel possibilitará um novo destino à história dessa instituição, com o funcionamento de serviços do próprio hospital num ambiente de preservação de sua memória arquitetônica.
Naquele dia 28 de julho, há mais de dois anos, o prefeito Neider Moreira (PSD), juntamente com secretário de Cultura e Turismo – à época ‘gerente superior de cultura’ –, Ilimane Lopes, o Joe, se reuniu com alguns empresários da cidade para tratar da recuperação das ruínas da antiga Casa de Caridade. Na oportunidade, foi apresentado o projeto para recuperação e manutenção da fachada, laterais do imóvel, além da realização de obras para estruturação das paredes. Também está programada a construção de um grande salão no interior do imóvel.
Agora, finalmente, o projeto da construção foi aprovado na Prefeitura e, só falta a aprovação do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural, Artístico e Ecológico de Itaúna – Codempace, para que as obras sejam iniciadas.