Prefeito Neider recebe prêmio da administração em Brasília e é recebido pelo presidente do senado

O chefe do executivo esteve com Rodrigo Pacheco para viabilizar recursos para Itaúna, como da ETE e de obras de recuperação dos estragos das enchentes

0
314

O prefeito Neider Moreira (PSD) esteve em Brasília no início dessa semana para participar da entrega do certificado de Reconhecimento Modelo de Governança e Gestão Pública, destinado à administração dele. O evento fez parte do VIII Fórum Nacional das Parcerias e Transferências da União, organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e contemplou outras sete cidades brasileiras. Ao responder os questionários apresentados em 2021, Itaúna alcançou a nota 96,01 em 100, sendo certificada quanto ao nível de “Maturidade da Gestão” com a maior classificação existente, entrando na categoria “Bronze-4”.

Para o prefeito Neider, que representou o município e recebeu a placa das mãos da ministra de Gestão e da Inovação, Esther Duek, a premiação é motivo de muita alegria e o reconhecimento de um órgão federal ao trabalho desenvolvido por sua equipe que “tem se empenhado nessa profunda transformação administrativa que estamos fazendo em nosso município”.

O Modelo de Excelência de Gestão tem como objetivo estimular e apoiar a Administração Pública, visando o aprimoramento organizacional, o aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, a maximização dos níveis de eficiência e efetividade e o aumento da capacidade de geração de valor, proporcionando práticas de melhorias internas.

Liberação de recursos para obras no município

Além de participar do evento, o prefeito aproveitou a viagem a Brasília para contatos políticos, quando se encontrou com lideranças nacionais, como o senador Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Congresso Nacional. Ele revelou ao Jornal S’PASSO      que foi buscar informações sobre o contrato do governo federal para a conclusão da Estação de Tratamento de Esgotos, de medições que já foram realizadas, empenhadas pela Caixa Econômica Federal; e dos recursos do FIDE, da Defesa Civil, para a realização dos pagamentos das empresas que prestaram serviços ao município no tocante aos estragos das chuvas em 2021. As obras já foram executadas e as empresas estão aguardando o pagamento. O FIDE, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, solicita um conjunto de informações relacionadas aos danos e prejuízos decorrentes desses desastres, possibilitando uma avaliação preliminar dos danos e o levantamento inicial das necessidades. Segundo o prefeito em gestões com o presidente do Congresso pôde recuperar recursos financeiros que o município havia perdido em 2021 para execução de obras. À época, a empresa que venceu a licitação desistiu do contrato e não havia uma segunda colocada. Agora o dinheiro será novamente liberado através do Ministério do Desenvolvimento Regional e Itaúna poderá utilizá-lo em obras de pavimentação de vias.