Prefeito pede ao ministro Alexandre Padilha que leve à Brasília solicitações de recursos para o transporte coletivo e obras no ‘trevo do Padre Eustáquio’

0
768

Não é todo dia que temos um ministro de Estado em Itaúna, com uma boa chance de reivindicarmos obras e serviços para Itaúna. Foi com essa fala que um entusiasmado Neider Moreira (PSD) se dirigiu ao ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, na manhã de sábado (16), na inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Distrito Industrial. O prefeito Neider voltou a falar que os municípios vivem inúmeras dificuldades no dia a dia para conseguir os recursos de que necessitam para as suas obras e serviços e muitas vezes têm que bater às portas de instâncias superiores. “O estado é virtual, o governo federal é virtual, mas o município é real”, pontuou. Neider pediu que o ministro Padilha leve ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) duas reivindicações de Itaúna, a primeira delas contempla, também, outros municípios, que é a concessão de subsídios para o transporte público do município. O serviço está sucateado desde a pandemia, disse o chefe do executivo de Itaúna, necessitando de aporte financeiro dos cofres públicos. Vários municípios, como Belo Horizonte e São Paulo, têm feito isso com subsídios milionários, mas Itaúna, “por pirraça de alguns vereadores”, recusou a concessão do subsídio e o resultado foi o aumento da tarifa do transporte coletivo. Outro pedido de Neider para o ministro Alexandre Padilha foi para a execução de obras no “trevo do Padre Eustáquio”. “Temos um dos pontos mais críticos do trânsito de Itaúna, conhecido por ‘trevo do Padre Eustáquio’, o município pretende municipalizar o trecho da rodovia MG-431 e realizar a construção de um viaduto e uma trincheira naquele trevo que liga o centro de Itaúna aos bairros Padre Eustáquio, Veredas, Irmãos Auler, Leonani, entre outros. Itaúna precisa da ajuda do governo federal para que tenhamos recursos para as obras”, solicitou.

Abraço do Lula ao prefeito Neider

O ministro Alexandre Padilha respondeu que irá levar as solicitações de Itaúna ao governo federal e até brincou que ele faria o encaminhamento das reinvindicações e o Marcelo Bonfim, vice-presidente da Caixa Econômica Federal, ali presente, pagaria. Em seu pronunciamento na inauguração da ETE, o ministro aproveitou para dizer que o presidente Lula enviava um “forte abraço” ao prefeito Neider com o agradecimento por sua postura nas eleições de 2022 em apoio ao atual mandatário da nação. Na campanha eleitoral, o prefeito de Itaúna assumiu publicamente o apoio a Lula contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem direcionou inúmeras críticas.