A prefeitura anunciou esta semana a liberação de recursos financeiros do programa Recupera Minas, para socorrer pessoas desabrigadas e desalojadas por causa das chuvas. O plano prevê a liberação de auxílio de R$ 1.200, dividido em três parcelas de R$ 400, que será pago pela prefeitura a partir deste mês. O município está realizando, através da defesa civil, o cadastro e o recadastramento das famílias que tiveram as casas inundadas e alagadas pelas chuvas de janeiro.
O prefeito Neider Moreira (PSD) informou que a prefeitura está se empenhando para que os recursos do programa Recupera Minas cheguem a quem mais precisa e no mais curto período de tempo. “Neste momento, é fundamental que toda a população afetada procure o setor de Defesa Civil e atualize o cadastro. Assinei o Termo de Aceite com celeridade, o mesmo foi aprovado e o dinheiro para pagamento da 1ª parcela já está disponível em conta”, reforçou Neider.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social receberá do governo do estado R$ 874.800,00, que irão beneficiar 729 pessoas. Por enquanto foi liberada apenas a primeira parcela, ou 1/3, do valor total dos recursos. Para que o dinheiro seja disponibilizado, é necessário finalizar a atualização dos cadastros. A partir daí e após aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Social, a Secretaria fará o repasse aos beneficiados.
A Defesa Civil de Itaúna iniciou no início dessa semana a atualização dos cadastros e a inscrição de novos cadastros para que as pessoas tenham acesso ao dinheiro. O prazo final para regularização dos dados dessas famílias se estendeu para o até o dia 16 de março. A atualização dos cadastros será para os moradores que entre 1º de dezembro de 2021 a 17 de janeiro de 2022 solicitaram a presença da Defesa Civil em sua residência para alguma ocorrência e receberam a ‘Notificação de Risco’. Já os novos cadastros estão sendo realizados a fim de mapear e registar a quantidade de pessoas que foram afetadas pelas chuvas.
Documentos
Para realizar o primeiro cadastro ou para atualizar o já existente, o candidato ao benefício precisa levar à Defesa Civil os seguintes documentos:
Novos cadastros:
• Cópia (Xerox) do documento de identidade de todos os moradores da residência;
• Cópia (Xerox) do comprovante de endereço;
Atualização:
• Cópia (Xerox) do documento de identidade de todos os moradores da residência;
• Cópia (Xerox) do comprovante de endereço;
• Cópia (xerox) da Notificação de Risco emitida pela Defesa Civil.
A Defesa Civil de Itaúna estará aberta para atender a essas demandas, em seu endereço na rua Godofredo Gonçalves, 451, centro, no horário de 8h às 16 horas. O procedimento será realizado apenas de forma presencial