PREFEITURA INFORMA BALANÇO DE AÇÕES NAS PRIMEIRAS 24 HORAS APÓS AS CHUVAS DO DIA 31 DE OUTUBRO

0
821

As fortes chuvas que atingiram Itaúna na tarde de terça-feira, 31 de outubro, deixaram um rastro de destruição pela cidade. Os institutos de meteorologia não previam um volume de chuva tão expressivo, resultando em inesperadas consequências.

De acordo com dados registrados das 15h30 do dia 31 de outubro às 15h30 do dia 1 de novembro, diversas entidades e serviços da cidade mobilizaram esforços para lidar com as repercussões desse evento meteorológico. A Defesa Civil emitiu um balanço das primeiras 24 horas após o sinistro meteorológico que atingiu Itaúna. Foram atendidas 77 ocorrências relacionadas a alagamentos. Registraram-se 13 casos de quedas de muros. Três situações de destelhamentos foram reportadas. Houve também um caso de risco de desabamento. O Corpo de Bombeiros informou ter auxiliado duas vítimas com dificuldade de locomoção. Quatro pessoas foram resgatadas de situações de ilhamento. Oito ocorrências de cortes de árvores foram atendidas. Um vazamento de gás GLP foi contido. Na Avenida Jove Soares, houve um princípio de incêndio que foi controlado. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços, que mobilizou uma grande equipe de servidores assim que a chuva cessou, realizou o atendimento para remoção de 34 árvores que tombaram em vários pontos da cidade. Houve também um caso de destelhamento que foi atendido. A Infraestrutura também realizou a desobstrução de uma passagem de água. A Cemig foi acionada para realizar sete desligamentos de energia.

Uma intensa operação de limpeza foi realizada em todas as áreas alagadas na cidade, atribuição do SAAE, que incluiu a remoção de entulhos, móveis e lixo. A Secretaria de Desenvolvimento Social também desempenhou um papel vital, fornecendo apoio social às famílias em vulnerabilidade afetadas pelas áreas alagadas, com o registro de uma família desalojada.

Os eventos climáticos inesperados continuam a demandar uma resposta coordenada das autoridades e serviços da cidade para lidar com os desafios imediatos e ajudar a comunidade a se recuperar dos prejuízos causados pelas chuvas intensas.