Prefeitura vai construir nova pista de skate na Praça Celi, em parceria com a deputada Lohanna

0
846

Técnicos da prefeitura, da Secretaria Municipal de Regulação Urbana, skatistas e representantes da deputada estadual Lohanna França (PV) estiveram reunidos essa semana para apresentação do projeto da nova pista de Skate da Praça Celi, no Bairro Nogueira Machado.

Em pauta, a apresentação do 3D do projeto e atualização quanto a evolução dos trâmites para o início das obras. A nova pista deverá estar pronta em 2024, pois ainda depende de projetos complementares e de um recurso de emenda da deputada Lohanna, que é a parceira da prefeitura nessa obra que deverá custar R$ 900 mil, sendo 50% de recursos do município e 50% de emenda da parlamentar do PV.

Quando concluída, será uma das principais pistas de skate de Minas Gerais, apta a receber as melhores apresentações e competições de todo o país. Em setembro deste ano um grupo de skatistas esteve presente na inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos para reivindicar do prefeito a revitalização de sua pista. Portando cartazes e skates, os jovens reivindicaram da administração mais atenção para o esporte e o lazer da juventude em Itaúna.

 A reunião realizada na Prefeitura contou com a participação do gerente superior de arquitetura e projetos da Secretaria Municipal de Regulação Urbana, Neurivan Gonçalves; da arquiteta e chefe de setor de orçamento e planilhas, Heloísa Carvalho; do gerente superior de Comunicação, Hermano Martins; da assessora parlamentar da deputada Lohanna, Patrícia Campos;  e dos representantes dos skatistas: Walmir Dias e Fernando Diego Ribeiro.

A pista já é um espaço importante, será muito mais

O projeto da nova pista de skate é de responsabilidade do jovem Fernando Diego Ribeiro de Souza. Ele explica que hoje o skate é um dos esportes mais praticados no mundo e um dos que mais crescem.

“Em Itaúna nós temos uma pista que já não atende mais os padrões do skate atual, nem a quantidade de adeptos. A nova pista será um projeto moderno e maior, que atenderá a quantidade de praticantes, possibilitará a realização de grandes eventos e será um espaço que atenderá todos os níveis de skate, tanto iniciante quanto avançado, possibilitando assim a evolução dos atletas. Será uma das melhores de Minas Gerais pelo tamanho e pela qualidade dos obstáculos pois o projeto foi desenvolvido pelos próprios skatistas. Os skatistas serão muito bem atendidos com esse projeto, como eu disse é um projeto que foi pensado tanto no nível iniciante quanto nos mais avançados, então será um espaço muito utilizado e vai fazer com que nosso esporte cresça mais ainda. Pra gente, esse projeto é um sonho”, afirma.

Fernando lembra que o skate sempre foi um esporte muito praticado em Itaúna e que a pista na Praça Celi hoje é um dos espaços esportivos e culturais públicos mais utilizados na nossa cidade.

Ultrapassada e com muitos defeitos

O jovem skatista Emanuel de Paula Dornas está satisfeito com o projeto da nova pista, que foi elaborado pelo Fernando Diego, que tem grande expertise no assunto, além de ser referência na prática do skate em Itaúna.

“Creio que com esse projeto da nova pista possamos evoluir com a prática do skate. Já foram vários anos com essa pista que temos aí e ela não é muito boa para progressão, pois os obstáculos são bem limitados e difíceis de aprender algo novo. Com essa nova pista, pode ser que muitas pessoas evoluam mais rápido e com mais facilidade”, opinou.