A despeito de muita gente estar esperneando contra e até se mobilizando para derrubar, algumas cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, já decidiram por meio de decreto que o acesso e a permanência de pessoas em eventos e locais públicos estarão condicionados à comprovação da vacinação. No Rio, por exemplo, outro decreto também prevê a comprovação para a “realização de cirurgias eletivas em unidades de saúde públicas e privadas”.
Tanto no Rio, quanto em São Paulo, as casas de shows, academias de ginástica, praças de esportes, cinemas, teatros, museus, bibliotecas, circos, salões de jogos etc. deverão exigir a comprovação da vacinação.
Esta semana, o prefeito Neider Moreira de Faria (PSD) falou sobre o assunto e disse ser favorável a medidas mais pontuais como as adotadas no Rio e São Paulo para que as pessoas sigam na mesma direção.
Neider destaca que a prefeitura não pode obrigar as pessoas a fazerem aquilo que não querem, mas que tem a obrigação de estabelecer regras em favor da coletividade. “Estamos nos dirigindo aos promotores de eventos artísticos e de entretenimento, no sentido de encontrarmos soluções que atendam a todos, respeitando os protocolos sanitários, especialmente a vacina, que é o meio mais seguro de controlar a doença. É necessário que o poder público dê o exemplo. Na semana que vem os jovens com 18 anos ou mais estarão sendo vacinados, então, a partir de agora a população adulta de Itaúna terá tomado, pelo menos, a primeira dose”, pontuou.
Neider confirmou que a prefeitura irá exigir o certificado de vacina dos servidores no pagamento de setembro e aqueles que não estiverem em dia poderão sofrer sanções administrativas.