Professor do curso de Direito da UIT desenvolve projeto de ‘horta solidária’ com alunos

Resultado das atividades do programa de extensão universitária, contará com o cultivo e doação de hortaliças para instituições que atendem crianças, idosos e outras pessoas em situação de vulnerabilidade em Itaúna

0
440

O professor do curso de Direito da Universidade de Itaúna, Fabrício Veiga Costa, em parceria com a também professora Juliana Maria Matos Ferreira, está desenvolvendo o projeto ‘Horta Solidária’, no sítio QIF, localizado na região de Rio Manso.

O projeto, que faz parte de um programa de extensão universitária, conta com 36 alunos envolvidos e se respalda em compromissos e responsabilidade social da Universidade. De acordo com o professor Fabrício, o objetivo é promover o envolvimento dos alunos em projetos sociais, o desenvolvimento de suas competências para além das disciplinas da grade curricular, com as habilidades técnicas e adequadas à formação de profissionais do futuro; além de consolidar o papel da UIT como instituição socialmente responsável.

“A Universidade de Itaúna, como instituição responsável pelo processo de ensino/aprendizagem, tem plena ciência da necessidade da formação de seus discentes para além de competências técnicas, conforme previsto em seu Plano de Desenvolvimento Institucional, nos Projetos Pedagógicos de seus Cursos. Desta forma, foca e define o seu eixo de formação para todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, importante destacar o papel da instituição neste processo de formação transdisciplinar de seu corpo docente e discente”, explica.

Os professores responsáveis pelo projeto da ‘Horta Solidária’ esclarecem que a pretensão é trabalhar com os discentes na gestão deste e de outros projetos, com enfoque para o papel de liderança, metodologias ágeis, trabalho em equipe, responsabilidade social, segurança alimentar, inclusão social e sustentabilidade ambiental. O desenvolvimento do projeto ‘Horta Solidária’ resultará no cultivo e doação de hortaliças para instituições que atendem crianças, idosos e outras pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade de Itaúna.

“Essa iniciativa representa um esforço coletivo para criar um impacto positivo e duradouro na comunidade. Por meio da colaboração e comprometimento espera-se alcançar nosso propósito e fazer a diferença na vida das pessoas atendidas pelo projeto, o impacto na comunidade local e na formação de todos os envolvidos”, destacou o professor.

O professor Fabrício Veiga Costa é responsável pela disciplina de Direito Processual Civil I – Processo de Conhecimento, oferecida no quinto período do curso de Direito da Universidade de Itaúna. Ele é doutor em Direito Processual; professor do mestrado, doutorado e graduação em Direito da Universidade de Itaúna, além de advogado militante na comarca de Pará de Minas e região.

Juliana Maria Matos Ferreira é doutora em Direito Processual, professora universitária e executiva com vasta experiência na gestão de instituições de ensino superior.