Professor e estudante de Medicina da Universidade de Itaúna pesquisam reações da vacina contra Covid-19

2
2221

O estudante do 4º período de Medicina da Universidade de Itaúna, Gabriel Gomes Vieira Ribeiro Leite e o professor Carlos Damasceno, estão se debruçando em estudos referentes a possíveis reações da vacina contra a Covid-19. Segundo o estudante, a investigação se deve principalmente à rapidez com que as vacinas foram desenvolvidas. Os dois pesquisadores analisaram cerca de 70 artigos publicados sobre o tema e compilaram informações relevantes sobre reações alérgicas aos imunizantes, especialmente da Pfizer. De acordo com as pesquisas, “nesse imunizante pode haver um composto alergênico potencialmente letal e, para pessoas pré-dispostas, deveríamos ter vacinações com ele, exclusivamente em hospitais”.

“Descobrimos que muitas pessoas estavam tendo anafilaxia, que é quando a garganta cresce e impede a passagem de ar para a respiração, devido ao polietileno glicol, um alergênico bem conhecido, presente na vacina da Pfizer. O pior é que as pessoas que mais têm alergia são aquelas com asma, que também são do grupo de risco para a Covid”, explicou.

Para Gabriel, mesmo com o risco, o benefício das vacinas supera o efeito adverso e o mais indicado é que para esse grupo de risco, a vacinação seja feita em um hospital, onde é possível reverter a anafilaxia mais facilmente, já que o quadro é muito sério e letal se não for revertido em poucos minutos.

“A anafilaxia é muito grave. Mata mesmo. Matou muito nos USA devido ao manejo irregular da vacinação, profissionais despreparados para lidar com o quadro. E é uma morte evitável, por isso consideramos nossa hipótese relevante”, considerou.

Artigo em inglês 

O resultado das investigações dos pesquisadores foi a produção de um artigo em inglês, publicado no Global Scientific Journal. https://www.globalscientificjournal.com/researchpaper/SARS_CoV_2_vaccine_administration_allergic_reaction_management.pdf.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezoito + 4 =