Projeta Engenharia afirma que obra em toda a Prainha será feita em sete etapas

Haverá alargamento do canal, criação de sub-bacias para fortalecer a retenção de água e, até revisão do Plano Diretor no tocante à taxa de permeabilidade em loteamentos

0
331

A Projeta Engenharia é uma empresa com sede em Nova Lima e com filiais em outras cidades fora do Estado. A empresa é voltada para o segmento de projetos e gerenciamento de obras, atuando em mais de 30 municípios do Brasil.

Contratada pela Prefeitura de Itaúna, a empresa realizou o projeto para recuperação da bacia do Córrego do Sumidouro e alargamento do canal da Avenida Jove Soares. Para este trabalho, cujo projeto foi iniciado no segundo semestre de 2022 e concluído no mês passado, o município investiu R$ 866 mil, que foram pagos com recursos do Finisa, Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, da Caixa Econômica Federal. O projeto para melhorar as condições de escoamento de água na Prainha é dispendioso e como já afirmou o prefeito Neider Moreira (PSD), terá que ser feito em várias fases para não penalizar tanto a dinâmica da cidade e onerar os cofres públicos.

De acordo com a Projeta Engenharia, serão sete etapas. A primeira diz respeito aos estudos hidrológicos e hidráulicos da bacia do Córrego do Sumidouro e de todo o canal. A segunda é a ampliação da galeria de drenagem existente na Avenida Jove Soares, que é a parte principal da obra a fim de melhorar a vazão da água. A reformulação de toda a rede de abastecimento de água e esgoto na Prainha é a etapa 3. A etapa 4 é a verificação jurídica da questão da taxa de permeabilidade do solo atual e futuro. Isto significa que será necessário rever a Lei 172, do novo Plano Diretor, aprovado em 2021, nas questões correlacionadas à taxa de permeabilidade e seus percentuais em loteamentos, em especial na região do Sumidouro.

Na etapa 5 serão implantadas bacias de retenção e detenção ao longo das obras do canal da Prainha para diminuir o volume do escoamento.  A lagoa da Prefeitura, no Bairro Boulevard, é denominada pela empresa de sub-bacia 7 e a etapa 6 da obra é a reformulação desta bacia de retenção. Por fim, a etapa 7, propõe a verificação de todo o cenário pós implantação dos projetos de drenagem.