Denominado “Som, Câmera e Ação”, o projeto Oficina de Cinema chega a Itaúna e Itatiaiuçu em setembro com patrocínio da Mineração Usiminas. Voltado para o público com idade a partir de 45 anos, a iniciativa vai selecionar, em cada cidade, oito pessoas a partir dessa idade, para participarem da produção de um filme de curta-metragem. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line no Instagram @somcameraeacao, ou presencialmente, nos locais das oficinas. Não é preciso ter experiência em cinema ou saber manusear equipamentos.
As inscrições e a realização da oficina em Itaúna acontecerão no Centro de Convivência do Idoso, situado à rua Professor Francisco Santiago, 198, entre os dias 22 e 25 de setembro. Já em Itatiaiuçu estão agendadas para o período de 15 a 18 de setembro, na Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região, na rua Fernão Dias, 530 – Pio XII.
Por meio da iniciativa, os participantes farão uma imersão no audiovisual, vivenciando coletivamente todas as etapas de realização de um filme, da concepção de uma ideia à escrita do roteiro, produção e gravação, com orientação do cineasta Cris Azzi. Após a oficina, o projeto retorna à cidade para exibir o filme realizado em um cinema ao ar livre.
“O Som, Câmera e Ação busca ofertar uma nova experiência a adultos e idosos, despertando o interesse pelo audiovisual, pela cultura das comunidades visitadas e pela vivência dos participantes. Os filmes são realizados a partir de um processo de investigação sobre o patrimônio cultural, seja material ou imaterial, da localidade em que estamos atuando. Tudo é realizado coletivamente e com escuta dos participantes”, conta Gilberto Scarpa, coordenador do projeto.
O projeto Som, Câmera e Ação é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da Mineração Usiminas e realização do Instituto Morada Vivas.