Projeto Vila está arrecadando material escolar para crianças carentes

Diversas ações sociais são desenvolvidas por voluntários do programa, que funciona no Bairro Vila Nazaré

0
383

O Projeto Vila está com uma campanha para arrecadação de material escolar para ser distribuído a crianças carentes antes do início do ano letivo de 2023. Podem ser doados também, itens usados em boas condições. O ponto de arrecadação do material escolar é a Loja Rockz  @lojarockz, na rua  Gonçalves da Guia, 136.

O Projeto Vila nasceu no bairro Vila Nazaré em 2016, atende cerca de 100 crianças, adolescentes e familiares e surgiu da necessidade de levar inclusão social para crianças e adolescentes que moram em área de vulnerabilidade social, nas regiões dos bairros Nazaré, Novo Horizonte, Morada Nova e Santa Edwiges. A inclusão é o ponto forte do projeto através do esporte, de oficinas culturais, exibição de filmes, realização de colônia de férias, além de suporte às famílias que necessitam de doações materiais.

Situado na rua Virica Santiago, 84, na sede da Associação Comunitária do bairro Vila Nazaré, o projeto conta com atividades fixas, como capoeira e futebol. As aulas de capoeira, ministradas pelo grupo Ginga, são realizadas todas as segundas e quartas-feiras, às 19h. Já as de futebol, nas quartas e sextas-feiras, às 18h, com instrutores da Secretaria de Esportes. Também são realizadas às terças-feiras, das 8h às 14h, aulas do programa Jovem Aprendiz, em parceria com a Fundação CSN. E com o apoio do curso de Medicina da Universidade de Itaúna, de 15 em 15 dias acontecem exibição de filmes com temas diversos, para levar a reflexão através de rodas de conversas.

A vereadora Edênia Alcântara (PDT), que é uma das coordenadoras das atividades do Projeto Vila, relata que além das atividades fixas, estão na agenda campanhas para arrecadação de alimentos, como leite e cestas básicas; festividades para o Dia das Crianças, Natal e eventos para custear as despesas com a realização da Colônia de Férias, realizada em julho.

“Na colônia de férias desse ano foram duas semanas de atividades, com brincadeiras, excursão para o Museu Inhotim, em Brumadinho, cinema e passeio no parque ecológico. Assim, conseguimos proporcionar a várias crianças e adolescentes momentos de esporte, lazer e cultura num período de recesso escolar. Ao invés dessas crianças ficarem na rua ou em casa sozinhas, a Colônia de férias do Vila proporciona um espaço acolhedor. Atualmente eu, Hércules Vinícius, Lidianara Laender, Adriel dos Reis e Lorrayne Melo, estamos à frente da coordenação. Contamos com apoio de voluntários e doações para executar todas as atividades. Para 2023 iniciaremos com o projeto da horta comunitária e estamos buscando doações de material escolar para as crianças que frequentam o Vila. Também temos como plano a criação de uma sala de costura, para profissionalizar quem se interessar em ter uma renda extra”, relata Edênia.

A proposta maior do projeto é estender para outros bairros o atendimento no período da Colônia de Férias, mas isso depende de mais voluntários e doações. A vereadora afirma que tem sido de grande importância a participação dos voluntários e dos parceiros para que as atividades acontecessem em 2022. Ela cita a GOX Internet, ex-vereador Lucinho de Santanense, Escola SESI com os alunos do projeto Turbon, J. Mendes, CSN, vice-prefeita Gláucia Santiago, Prefeitura, MARKA Concessionária, Padaria Pão de Ló e João Lança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 − quatro =