Não é incomum assistirmos ao retorno de coisas que muitos acreditavam e que pareciam ter ficado no passado. Agora mesmo está em pauta novamente a discussão em torno do voto impresso e há quem até aposte no fim da urna eletrônica. Os vereadores de Itaúna trazem à tona, outra vez, proposições para abertura de nova concessão do serviço funerário. Nos tempos do Tonico Alegre – um profissional itaunense na arte da madeira, que fazia caixões, e que investiu suas habilidades no serviço de funerais – o assunto ficou quieto. E por muitos anos, ele e os filhos cuidaram do negócio. Mais tarde, sob a administração do Tônio Gonçalves, filho mais velho do Tonico, a Funerária Nossa Senhora Aparecida, volta e meia, era tema de debates entre os políticos e gente do povo. E estava sempre em pauta, a possibilidade de Itaúna abrir nova concorrência para as atividades.
Agora os novatos vereadores Kaio Guimarães (PSC) e Gustavo Dornas (Patriota) recorrem a novas estratégias e estão prometendo investigar a fundo a forma como está sendo praticado o serviço da novata empresa Jadapax – que atua também em outros nove municípios da região centro-oeste de Minas Gerais. Através de um projeto de lei, Guimarães e Dornas pretendem obrigar a empresa a cumprir com alguns protocolos da concorrência, como a exposição de preços de todos os serviços em locais de fácil acesso e disponibilizar os preços mais acessíveis. Os parlamentares contaram que foram acionados por eleitores insatisfeitos com o serviço, sobretudo com relação a preços de urnas e demais atendimentos para o sepultamento. Como no passado, acusam a empresa de não mostrarem os valores menores que dispõem e de não demonstrarem transparência com relação ao tipo de atendimento oferecido a pessoas carentes, o que é obrigatório por lei.
Postos de gasolina e autoescola serão investigados
O serviço de atendimento a velórios e sepultamentos está para ser colocado novamente à concorrência pública. Os vereadores pretendem que o município amplie a oferta para que outras empresas também possam atuar nesse ramo e não somente um único empresário, como acontece desde os tempos do Tonico Alegre.
Na Câmara, o vereador Kaio Guimarães contou que ele e seu parceiro Gustavo Babosa estarão investigando nos próximos dias a prestação de serviços de postos de gasolina e de autoescola.