Sete Perguntas para o empresário e ex-vereador João Viana da Fonseca

0
1260

O empresário itaunense João Viana da Fonseca é um personagem vivo da História da cidade. Talvez não tanto por sua atuação nos negócios, especialmente no ramo de sorveteria. Ele foi criador e proprietário da Kibel, no centro de Itaúna e por muitos atuou nessa atividade.

Mas paralelamente, ele foi vereador, eleito por sete mandatos e atuou por 32 anos na Câmara Municipal, recorde na História do Município. Viana esteve presente em alguns dos mais importantes eventos políticos do município, uma vez que esteve no legislativo de 1962 até 1996, sem contar os anos em que foi dirigente do legislativo, ocupou outros cargos na Mesa Diretora e prestou atividades como assessor parlamentar.

João Viana da Fonseca nasceu no bairro Garcias em 16 de julho de 1933. É filho de José Viana da Fonseca e Alexandrina Bernardes. Estudou na escola do bairro até o segundo ano do ensino fundamental. Completou os estudos primários no antigo Grupo Escolar Augusto Gonçalves.

  1. O senhor é o político com maior número de mandatos em Itaúna. Como foi sua trajetória política e como ela se iniciou?

Antes de ser político atuei em várias atividades. Meu primeiro trabalho foi com meu padrinho Joaquim Português. Meu primeiro mandato foi em 1962, em 11 de outubro, quando obtive 256 votos pelo partido MPR. Fui vereador por sete mandatos, porém um mandato foi prorrogado e, portanto, atuei 32 anos na Câmara Municipal. Atendi em casa as pessoas e na própria Câmara apesar de que naquela época não existia gabinete para vereadores. Fui vereador com os saudosos prefeitos Dr. Célio Soares de Oliveira, Dr. Milton de Oliveira Penido, Antônio Dornas de Lima, Willian Leão, Francisco Ramalho e  Hidelbrando Canabrava. Também trabalhei nos mandatos do prefeito Osmando Pereira da Silva.

2. Há quem diga que já não se fazem mais políticos como antigamente. Fala-se da esperteza dos políticos e, até, de um tempo em que longe do poder midiático, o político era mais autêntico, mais próximo de seus eleitores. Qual é a opinião do senhor sobre isso?

O político era mais autêntico com seus eleitores, se preocupava mais com os direitos, tais como educação, moradia e trabalho. Era tudo mais difícil, porque o político tinha que atuar muito por conta própria, sem as facilidades da vida moderna.

  1. Em tantos anos de atuação política, o que o senhor destaca como serviços relevantes conquistados para Itaúna? Era mais fácil ser situação ou ser oposição ao governo municipal?

Dentre os serviços relevantes, o título de Cidade Educativa do mundo, a criação da Universidade de Itaúna, pelo saudoso doutor Miguel Augusto de Souza. Estivemos trabalhando por esses projetos importantes ao lado de colegas e do executivo. Sempre estive ao lado dos prefeitos, atuando em favor da comunidade como um todo. 

  1. Longe do poder, o senhor acompanha a Câmara Municipal e o executivo? O que tem sido, na sua opinião, relevante da administração pública nos últimos tempos?

Acho que hoje os vereadores precisam se dedicar mais às causas sociais. Acompanho através dos jornais e de conversas com a família e amigos a situação política de nossa cidade. Considero importante a criação de bairros populares, dando oportunidade ao itaunense de adquirir sua casa própria. A construção da nova sede da Prefeitura, considero também de suma importância para o crescimento da cidade.

  1. O senhor tem críticas ao legislativo atual? Em que medida o senhor avalia os novos políticos Itaunenses?

 Não tenho críticas, pois afastado de cargo eletivo não poderei tecer críticas, pois precisaria de mais conhecimento sobre leis e projetos que estão sendo propostos e aprovados.

  1. E sobre o governo federal, qual é a avaliação que o senhor faz do presidente Jair Bolsonaro?

Acho que o presidente Jair Bolsonaro, diante da situação que encontrou o país, procura com todo esforço levar o Brasil para frente. 

  1. Itaúna está completando 120 anos de emancipação político-administrativa. O que falar dessa data e de sua representação? Em linhas gerais, o que senhor destaca nesses 120 anos da cidade de Itaúna?

Acho que Itaúna se destaca entre as cidades do mesmo porte. Comemorando 120 anos, temos que agradecer a todos os que governaram por sua dedicação e entendemos que, cada um deu o melhor de si para o melhor do povo. Salve Itaúna! Salve a democracia! Que a paz esteja presente para que o povo itaunense seja feliz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

treze − 7 =