Ainda que de forma sutil, muitos pré-candidatos às eleições municipais de 2024 começam a se insinuar em aparições públicas, especialmente nos eventos da Câmara e da Prefeitura e, claro, nas redes sociais, com vistas às eleições 2024, fazendo com que a velha máxima esteja em evidência e repleta de segundas intenções: “quem é vivo, sempre aparece”. Na edição passada o Jornal S’PASSO trouxe matéria com os vereadores mostrando a vontade deles de repetir o mandato na próxima legislatura. Quase todos disseram que continuam na política partidária, que são candidatos – alguns para o legislativo novamente outros, com pretensões maiores, se dizendo pré-candidatos à Prefeitura.
Nesta edição, a reportagem procurou aqueles candidatos que chegaram perto de ocuparem uma cadeira na Câmara Municipal, e que agora figuram como suplentes dos vereadores. São eles candidatos novamente em 2024? Sim. A maioria dos que atenderam à reportagem disse que irá voltar à disputa no próximo pleito e, mais experientes, poderão fazer diferente do que fizeram em 2020.
Tchola é candidato, mas não sabe por qual partido
Clênio César Vilela Oliveira, o Tchola, foi candidato a vereador pelo PDT e obteve 542 votos. Ao Jornal S’PASSO disse que será candidato novamente. Não sabe ainda por qual partido e está estudando as propostas dos dirigentes das siglas disponíveis.
Hudson Bernardes não definiu candidatura
Hudson Rodrigues Bernardes foi duas vezes vereador e hoje ocupa o cargo de assessor parlamentar na Câmara Municipal. Nas eleições passadas não foi reeleito para o terceiro mandato, pelo PSD, quando teve 494 votos. Afirma que continua no PSD, mas ainda não decidiu se irá disputar o terceiro mandato. “Ainda considero prematura esta decisão, todavia não posso descartá-la. Pertenço a um grupo político o qual ouvirei, além de ouvir amigos e familiares. Sempre me identifiquei com o parlamento, portanto continuo na assessoria aos vereadores, coordenando a Secretaria Legislativa e, ao mesmo tempo, estou buscando me qualificar para prestação de um bom serviço à casa Legislativa, sobretudo aos cidadãos itaunenses”, pontuou.
Neibinho se diz descrente da política
Neiber Santos Júnior, o Neibinho, é do PSC. Foi candidato a vereador e obteve 460 votos. Perguntado pela reportagem se pretende ser novamente candidato e se continua no PSC, afirmou que está filiado “apenas para não ser mesário”. E que não deve ser candidato em 2024. “Estou muito descrente da política por vários fatos que aconteceram na Câmara, não quero isso pra mim… e também pela forma que a política está… um ladrão vira presidente do país outra vez. Pra mim isso é absurdo. Vou largar isso pra um lado”, revelou.
Aladim é candidato novamente
Aladim Pereira da Costa é candidato novamente às eleições em 2024. Em 2020 ele quase foi eleito pelo PDT, com 529 votos. Afirma que continua no PDT, “pelo menos por enquanto”.
Luiz de Santanense dirige a REDE
O jornalista e líder comunitário Luiz Henrique Machado, o Luiz de Santanense, estreante candidato a vereador em 2020, recebeu 373 votos pelo Patriota. Hoje não está mais no partido e sim no REDE Sustentabilidade. O político explica que saiu do Patriota “por ter sido vítima de uma rasteira política” e que colocará seu nome à disposição como pré-candidato pela REDE, criado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, “do qual tenho grande afinidade política, principalmente na luta pela defesa do Meio Ambiente”. O suplente de vereador ocupa hoje a presidência da REDE no município. “Tenho firme certeza, de que à frente da Rede Sustentabilidade, conseguiremos formalizar um grupo político sem vícios e com coesão, de pessoas que nunca estiveram na política. Vamos oferecer também a chance real para novos nomes e a oportunidade de eles mostrarem serviço em prol da nossa Itaúna”, explicou.
Marcílio de Assis vai tentar novamente o legislativo em 2024
Marcílio de Assis, o Marcílio da comunidade terapêutica Mães e Filhos, é candidato a vereador novamente, só não definiu ainda o partido. Em 2020 ele foi candidato pelo PDT e conquistou 512 votos.
Dalminho é candidato pelo PSD
O jovem Dalminho foi candidato a vereador pelo PSD e quase chegou à vitória com 506 votos. Dalmo Assis de Oliveira promete que será candidato novamente e continua filiado ao PSD.