Recorde de voluntários na Praça da Matriz para a confecção do tapete de Corpus Christi

0
207
corpus christi 2023

Um grande número de pessoas – muitos jovens e crianças – esteve na Praça Dr. Augusto Gonçalves durante toda a manhã de quinta-feira (8) para a confecção do tradicional tapete de Corpus Christi. Os voluntários foram convocados pela Paróquia de Sant’Ana para esse momento artístico dessa celebração religiosa e, como acontece há vários anos, os trabalhos foram coordenados pela professora Bel de Abreu.

 A confecção do tapete de Corpus Christi é um trabalho que demanda tempo e há quase um mês os organizadores convidaram artistas plásticos, desenhistas e ajudantes, formando as equipes para a tarefa. As pastorais da Paróquia de Sant’Ana, sempre atuantes nos eventos da entidade, estiveram presentes não somente na confecção dos desenhos, mas também com barracas de comidas e bebidas ao lado da igreja de Sant’Anna. Ali, crianças e adultos fizeram uma pausa nos trabalhos para um lanche reforçado ou mesmo para um almoço improvisado com as delícias oferecidas nas barracas.

O tapete de Corpus Christi, patrimônio imaterial do município de Itaúna, é confeccionado com uma infinidade de materiais:  serragem, pó de café usado ou vencido, recolhido nas empresas de moagem, areia, raspa de couro e de pneus, pó de carvão, madeira, papel, tampas de garrafa etc. Os artistas, experimentados ou improvisados, capricham nas obras de arte enaltecendo as figuras bíblicas, nomes e frases da Igreja e das atividades da Pastoral de Sant’Anna, como os encontros de jovens e adolescentes e as atividades da família. O trabalho começa bem cedo e por volta do meio-dia está quase todo pronto.

Antes da confecção do tapete uma equipe da paróquia risca os espaços, delimita e divide os quadros, cada um com sete metros de comprimento por quatro metros de largura, para que recebam os materiais que vão se transformar em obras de arte. Ao todo são 90 quadros, onde cerca de mil pessoas trabalham.

A coordenadora Bel de Abreu ressalta que além do tapete, os católicos também participaram de toda uma programação da Paróquia de Sant’Ana para o Corpus Christi, que são o tríduo, a missa dos participantes das obras de arte, às 7 horas, e a procissão seguida da celebração eucarística, realizada no final da tarde.