Vereadora comemora recursos de emenda parlamentar para castração de cães e gatos em Itaúna

0
905

Carol Faria conseguiu verba de R$ 100 mil do deputado Fred Costa para a saúde animal no município

Defensora da causa animal, a vereadora Carol Faria (Avante) conseguiu emenda parlamentar do deputado federal Fred Costa (Patriota-MG), que será utilizada na área da saúde dos animais em Itaúna. Os recursos, no valor de R$ 100 mil, deverão ser investidos em castrações realizadas em clínicas veterinárias e estima-se que irá proporcionar cerca de sete mil procedimentos no município. A vereadora explicou que a castração contribui de forma significativa para a diminuição do número de animais abandonados.

Conforme estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil há cerca de 30 milhões de animais sem um lar. Além disso, eles sofrem com o frio, fome, maus tratos e se envolvem em acidentes. A castração é capaz de trazer inúmeros benefícios para a sociedade e para a interação entre seres humanos e animais e para a qualidade de vida de um município.

Em Itaúna, o problema é grave. O município não possui um centro de Zoonoses eficaz que ofereça assistência aos animais e a cada dia novos cachorros nascem e ficam nas ruas. Esse problema se torna um caso de saúde pública quando deixado de lado.

Carol Faria destaca o apoio do deputado Fred Costa, que é um grande defensor e apoiador da causa animal e que tem contribuído com seus projetos como vereadora. A parlamentar diz ainda que está na pauta de suas atividades como vereadora, a luta pela reforma do Centro de Zoonoses. “Temos o Centro de Zoonoses de Florianópolis que é referência no Brasil, em atendimento animal. Já Itaúna é referência contrária nesse sentido”, pontuou. Ela conta que no município não existe um lugar seguro para realizar a castração, já que o serviço do castramóvel oferece horário reduzido e um número pequeno de atendimentos. Por causa disso, as pessoas têm que pagar clínicas particulares para o serviço. No seu entendimento, a castração é a primeira coisa a ser feita, para amenizar o problema dos animais de rua.

“Estamos criando projetos de lei que combatem os maus tratos, mas também estamos correndo atrás de recursos para que possamos colocar em prática algo que seja mais eficaz, e que nos dê um retorno mais rápido, como as castrações”. Para a vereadora, o problema tem que ser resolvido com agilidade, pois se trata de uma questão de saúde pública. “A castração de cães e gatos evita a superpopulação, diminui as chances de ocorrências de acidentes de trânsito envolvendo animais, controla a proliferação de doenças e casos de ataques a cidadãos nas ruas” ensina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dois × três =