Os vereadores voltaram as baterias para o setor que cuida da iluminação pública em Itaúna. A oposição quer informações sobre os problemas que têm afetado a vida dos cidadãos que estão praticamente às escuras em Itaúna por causa da ausência de lâmpadas em postes, iluminação fraca e a grande demora do setor para que sejam substituídas lâmpadas queimadas. O líder da minoria, Antônio de Miranda (PSC), afirmou que a Prefeitura tem dinheiro para que haja uma atuação competente no sentido de substituir o sistema de iluminação nas ruas e praças da cidade, que estão causando descontentamento nos cidadãos. “Onde está sendo investido todo o dinheiro que a Prefeitura pediu emprestado para o projeto de iluminação pública?”, questionou Miranda. Para o vereador, que foi acompanhado por outros colegas com as mesmas críticas, como Antônio de Faria Júnior (PL), o Da Lua, é preciso que a Prefeitura fiscalize melhor a empresa prestadora do serviço. “Lâmpadas queimadas demoram a ser substituídas, outras não têm durabilidade e em pouco tempo precisam ser trocadas novamente. As ruas estão escuras e as pessoas com medo de sair de suas casas”, reclamaram os parlamentares.
Pedimos paciência
A gerente de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Regulação Urbana, Raína Amim Medeiros, explicou ao Jornal S’PASSO que a demanda de solicitações de manutenção de iluminação pública em períodos chuvosos aumenta naturalmente e que a empresa está atendendo normalmente, porém, como trabalham com rede elétrica energizada, nos dias chuvosos eles não têm como atender, por questão de segurança.
“No período chuvoso, a tendência é diminuir o atendimento nas vias públicas. Mas, estamos trabalhando para atender todas as solicitações. Pedimos paciência até que consigamos estabilizar a situação com o fim das chuvas”, afirmou.
Processo de licitação
Sobre a troca do sistema de energia elétrica em Itaúna, com substituição das lâmpadas das ruas e praças por modelos de Led, Raína Amim reafirmou que “o processo licitatório está em andamento e tão logo haja um vencedor e o contrato seja assinado, vai começar a modernização progressiva da iluminação pública da cidade”.