Cartinha do Papai Noel dos Correios agora é virtual

Pedidos de presentes e atendimentos das crianças devem ser feitos pelo “blog noel”

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Há muito tempo caiu em desuso o hábito de escrever cartas. Os telefones celulares prestam-se, também, à tarefa de enviar e receber mensagens imediatas. Os recados vêm e vão com imagens e vídeos, numa velocidade que as cartas dos Correios não alcançam nem de longe. As pessoas perderam o hábito de levar as correspondências físicas a seus destinatários e às agências de Correios, bem como os carteiros que nelas trabalham, têm outras finalidades.

Mais recentemente também deixou de acontecer – e está praticamente em extinção – o hábito de se escrever cartas ao Papai Noel com seus pedidos. Os Correios recebiam as cartinhas das crianças e essas eram retiradas nas agências por padrinhos generosos que queriam presentear os pequenos que ainda sonhavam e que não tinham condições financeiras para arcar com seus desejos.

Atualmente essa oferta de possíveis presentes de Natal está sendo feita de forma virtual, através do endereço https://blognoel.correios.com.br. Os interessados vão à página da internet, fazem os seus pedidos e os publica no blog. Os padrinhos vão clicar em “adotar agora”, escolhem a  cartinha que querem apadrinhar, preparam os presentes e os entregam no ponto de coleta, que pode ser a própria agência dos Correios. Algumas cartas físicas ainda chegas às agências, rapidamente um funcionário as digitaliza e as coloca no blog.

Em Itaúna, o blog Noel dos Correios, exibe as cartas com alguns dos pedidos das crianças, os mais solicitados são: bicicleta, boneca, caixa de brinquedos, casa de bonecas, material escolar etc.

A campanha dos Correios

A campanha dos pedidos de presente de Natal dos Correios começou há mais de 30 anos. Os empregados dos Correios, comovidos com as cartinhas em letrinhas recém-aprendidas ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam até a empresa, decidiram tirar esses sonhos do papel. Nascia aí uma das campanhas de solidariedade mais queridas do país: o Papai Noel dos Correios.

A ação ganhou força, se espalhou e hoje une a empresa e a população em uma grande corrente de amor e generosidade. Além das cartinhas das crianças da sociedade, desde 2010, os alunos de escolas públicas são convidados a também expressarem seus desejos ao Papai Noel.

A campanha tem como objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais, um dos maiores presentes que uma criança pode receber.

Para que tudo possa se tornar realidade, os Correios contam com a ajuda de milhares de padrinhos e madrinhas dispostos a fazer a magia do Natal acontecer. Qualquer pessoa pode participar da campanha e fazer a alegria de uma criança.