Centro de Atendimento ao Cidadão já realizou mais de 1.500 atendimentos

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Inaugurado em agosto de  2023 o Centro de Atendimento ao Cidadão Maria Emy de Souza (CAC), localizado em frente à Câmara Municipal, continua operando plenamente. Em seis meses de atuação, o CAC já realizou mais de 1.500 atendimentos oferecendo uma ampla variedade de serviços gratuitos à população. Dentre os atendimentos estão emissão de certidões online, regularização eleitoral e antecedentes criminais, emissão de segundas vias de contas, serviço de xerox gratuito, fornecimento de formulários e documentação para retirada de medicamentos na farmácia básica, cadastro e distribuição do cartão de girassol para pessoas com autismo e outras doenças invisíveis, agendamento para emissão de RG, emissão de carteira de pescador, assistência na elaboração de currículos, entre outros.

O CAC opera em conjunto com a Escola do Legislativo José Luiz Guimarães Filho, que também foi inaugurada em 2 de agosto. A escola, dedicada a oferecer cursos e capacitação aos servidores públicos, também está em pleno funcionamento.

Segundo Juliana Monique, Diretora do CAC, a criação do centro representa um grande avanço ao aproximar o cidadão do poder legislativo, consolidando a iniciativa pioneira da atual mesa diretora. “Anteriormente, a população tinha pouco contato direto com a Câmara, que não oferecia serviços específicos à comunidade. Existiam apenas pequenos atendimentos individuais nos gabinetes dos vereadores, sem a amplitude que o CAC trouxe”, enfatizou a diretora.

O presidente do Poder Legislativo e autor do projeto que deu origem ao CAC, Nesval Junior, ressaltou: “É muito gratificante ver nosso projeto se concretizando e beneficiando tanto os cidadãos de Itaúna. Este é um trabalho que tem obtido sucesso e que ainda tem muito a evoluir. Estamos em parceria com a Polícia Civil do estado de Minas Gerais para que o CAC seja credenciado não apenas como local de agendamento para confecção de RGs, mas também para realizar todo o processo de emissão dos documentos.”