Mineração Usiminas recebe governador Romeu Zema

Descaracterização de barragens e outras iniciativas da companhia com foco em operações sustentáveis são destaques da visita

0
217

O governador Romeu Zema visitou a Mineração Usiminas (Musa) no fim da manhã de sexta-feira, 16 de fevereiro. Na ocasião, o chefe do Executivo de Minas Gerais conheceu projetos desenvolvidos pela companhia, com destaque para iniciativas focadas na segurança e na sustentabilidade das operações da empresa na região da Serra Azul (Itatiaiuçu/MG).

Recepcionado pelo diretor-presidente da Mineração Usiminas, Carlos Rezzonico, junto dos demais membros da diretoria, e pelo presidente da Usiminas, Marcelo Chara, o governador foi levado ao Parque Central para ver de perto o resultado do projeto executado para descaracterizar a antiga barragem Central. A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) certificou em maio de 2022 a descaracterização da estrutura.

No Parque Central, a equipe da Musa apresentou ao chefe do Executivo mineiro os processos realizados pela empresa nas ações de reflorestamento daquela área e recomposição da mesma à natureza, com o plantio de mais de 12 mil mudas de espécies nativas, cultivadas em viveiro próprio. Também foi abordado o monitoramento da fauna e respondidas perguntas sobre as iniciativas ambientais diversas executadas pela companhia.

“Fico muito satisfeito de ver o trabalho que vocês realizam com tanta seriedade e responsabilidade. Parabenizo a todo o time da Mineração Usiminas pela empresa e pelo cuidado com que ela é administrada”, afirmou Romeu Zema, ao fim da visita.

O presidente da Usiminas, Marcelo Chara, destacou a importância de dialogar com o poder público, apresentando as iniciativas de responsabilidade ambiental e social das empresas do grupo: “Queremos ser bons vizinhos nas comunidades onde atuamos e o investimento para descaracterização de barragens está alinhado com esse compromisso”, afirmou.

Para o diretor-presidente da Mineração Usiminas, Carlos Rezzonico, essa foi mais uma oportunidade de reforçar o compromisso da companhia com a segurança e a sustentabilidade das operações. “Realizamos investimentos contínuos para melhorias em nossos processos, sempre com atenção e respeito ao meio ambiente e às pessoas. Seguiremos trabalhando dessa forma, focados no presente e no futuro da Mineração Usiminas e das cidades das quais fazemos parte”, ressaltou.

Boas práticas ambientais em pauta

Durante o encontro com o governador Romeu Zema, foram apresentados outros avanços da Mineração Usiminas na área ambiental, resultados de programas como o “Pegadas da Serra”, voltado à preservação da fauna; e o “Mina D´Água”, que tem foco na recuperação e preservação de nascentes.

Ainda sobre descaracterização de barragens, foi ressaltado que a companhia foi uma das primeiras mineradoras do país a operar sem as estruturas convencionais para disposição de rejeitos. Depois de descaracterizar as duas estruturas a montante que faziam parte de seu processo, a empresa já concluiu a primeira etapa do projeto para descaracterizar a barragem Samambaia, construída a jusante e desativada desde dezembro de 2021. Ao todo, serão cerca de R$ 200 milhões investidos nessa obra, com prazo de conclusão previsto para 2025.