Confira como foi a visita do governador Romeu Zema à Itaúna

O prefeito Neider agradeceu o governador, lembrando que muitas pessoas morreram em acidentes de carro no local e que há décadas a população espera a construção

0
882

Ao lado do prefeito Neider Moreira (PSD) e do deputado Gustavo Mitre (PSC), o governador de Minas, Romeu Zema (NOVO), veio a Itaúna na manhã desta quinta-feira (7) para dar o pontapé inicial nas obras de construção do trevo do Morro do Engenho, que liga Itaúna a Itatiaiuçu, pela rodovia MG 431. Vários prefeitos, assessores e demais políticos da região compareceram ao evento, organizado no local onde estão sendo iniciadas as obras.

Vereadores da base do prefeito e da oposição, servidores da Prefeitura, assessores do deputado Mitre e alguns populares marcaram presença no Morro do Engenho. Ali, Romeu Zema, juntamente com Neider e Mitre, assinou o ‘despacho governamental’ dando início à construção. Um pouco adiante, uma máquina e alguns operários preparavam o terreno para começar as obras.

O governador Romeu Zema iniciou sua fala dizendo que é a segunda vez que vem a Itaúna como chefe do executivo mineiro, mas que é um antigo frequentador da cidade na condição de empresário do setor de eletrodomésticos, desde os anos de 1990. E é como governador de Minas que ele disse que tem notado o crescimento de Itaúna nos últimos tempos. Ressaltou que para possibilitar que o estado realize investimentos e promova o crescimento dos municípios, seu trabalho tem sido pautado no planejamento, ao contrário do que tem acontecido no Brasil e Minas Gerais noutros tempos. Zema criticou o que chamou de cemitério de obras inacabadas em várias partes do estado e prometeu corrigir essas distorções.

A construção do trevo do Morro do Engenho representa investimentos de recursos para o atendimento dos anseios da população. Destacou a representação itaunense do deputado Gustavo Mitre e do prefeito Neider Moreira. “Já falei noutras oportunidades e volto a afirmar que o trevo que liga Itaúna a Itatiaiuçu pela MG 431 é uma obra há muito solicitada pela população e que irá garantir segurança e bem-estar a inúmeros cidadãos. Esta será uma conquista não somente para Itaúna, mas para toda a região”, afirmou.

A fala do deputado Mitre foi pontuada de elogios e agradecimentos ao governador Zema. “É um momento muito especial na minha vida, primeiro pela presença do senhor, governador, segundo pela importância dessa obra, prioridade em meu mandato de deputado. Estou muito feliz e agradecido, pelo senhor estar em Itaúna hoje e por trazer essa grande conquista para os cidadãos. Obrigado, governador. Agradeço ainda toda sua equipe onde eu tenho sempre uma excelente recepção de minhas demandas”, pontuou.

Retorno da iluminação do trevo da UIT e passarela no trevo do Padre Eustáquio

A grande importância do trevo do Morro do Engenho começa por oferecer à população segurança depois de décadas de atraso e de muitas vidas serem perdidas nesse trecho. A fala foi do prefeito Neider Moreira, que ressaltou a data como oportunidade de Itaúna agradecer todas as conquistas desse governo. Ele recordou que o governador Zema corrigiu uma falha da administração estadual passada que reteve por meses o repasse de recursos, como o ICMS, ISS, IPVA e também o dinheiro da assistência social e possibilitou que Itaúna voltasse a investir na cidade.

“Os municípios mineiros têm muito a agradecer ao governo Zema pela seriedade e compromisso com a gestão dos recursos públicos. Itaúna hoje está dando início a uma grande obra, que irá trazer conquistas para o turismo e os negócios, conforto e segurança para todos que transitam por esse trevo”, salientou.
Neider aproveitou para pedir ao governador duas outras grandes obras para Itaúna. A primeira, já iniciada e autorizada pelo

Departamento de Estradas de Rodagem, que é o retorno da iluminação do trevo da MG050, retirada desde que foi duplicada em 2014. A segunda, que o governador autorize o DER a realizar projeto para construção de passarela em dois níveis no trevo próximo da rodoviária, ligando aos bairros Padre Eustáquio e região. Tido como um dos principais problemas viários do município, o trevo divide o centro de Itaúna com bairros que abrigam cerca de 35 mil habitantes. Se houver autorização do projeto pelo DER, o município irá buscar recursos para essa construção.

A chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Carolina Rocha Vespúcio, representando no evento, o secretário Fernando Marcatto, explicou que a pasta está cuidando da recomposição da iluminação do trevo da MG050. Acerca da outra demanda, ela justificou que, por enquanto, o estado está cuidando da recuperação de muitas estradas e outras demandas urgentes dos municípios, mas que o pedido será levado ao secretário.

Vinda do governador começou com visita à Escola Estadual Victor Gonçalves

Antes de ir ao local onde será iniciada a construção do trevo, o governador Romeu Zema visitou a Escola Estadual Victor Gonçalves de Souza, no bairro Padre Eustáquio. Ao lado do prefeito Neider Moreira (PSD) e do deputado Gustavo Mitre (PSC) esteve nas salas de aula, conversou com dirigentes, professores e alunos de todas as turmas. Por que a Escola Victor Gonçalves? Muitos questionaram, já que Itaúna possui outros tantos educandários – alguns com problemas antigos promovidos pela ineficiência do governo estadual. A diretora Cleonice Bernardes contou ao Jornal S’PASSO que a visita foi escolha da assessoria do governador, como um evento oficial de retomada das aulas presenciais da rede estadual.

A diretora se diz ainda emocionada, impactada com a visita do governador, que foi acertada previamente por sua equipe e preparada seguindo todos os protocolos sanitários. “Foi inenarrável, um marco histórico para a escola e para Itaúna. Independente da opção político-partidária de cada professor, todos nos sentimos prestigiados e lisonjeados”, considerou.

Cercadinho e espaço vip

A vinda do governador Zema em Itaúna foi preparada e bem organizada pela equipe do governo, auxiliada por assessores do prefeito Neider e do deputado estadual Gustavo Mitre. Por causa da ameaça de chuva, tendas foram montadas, inclusive com espaço para a imprensa e área vip para autoridades do governo, do município e da região.

Falando em ovação, o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG), ex-ministro do Turismo do governo Bolsonaro, presente, elogiou o presidente da República ao final de sua fala. Foi aplaudido por um grupo de bolsonaristas, entre os quais os vereadores Kaio Guimarães (PSC) e Márcia Cristina Santos (Patriota) e o candidato derrotado à prefeitura de Itaúna, Emanuel Ribeiro. Este último, fez gestos de arminha depois de ouvir o nome do presidente.

Depois do encontro, políticos de todas as cores partidárias foram convidados pela assessoria do deputado Mitre para um almoço num restaurante da cidade, onde também compareceram o governador Zema e o prefeito Neider Moreira.

Em coletiva, Zema se esquiva de responder perguntas do Jornal S’Passo sobre eleição e apoio a Bolsonaro

Repórteres de vários veículos de comunicação, da grande e da pequena imprensa estiveram presentes na visita do governador. Antes da solenidade, Zema concedeu entrevista coletiva aos repórteres.

Imagem: Jornal S’Passo

O Jornal S’PASSO compareceu com duas perguntas que de alguma forma alteraram o rumo da coletiva. “O senhor já está em campanha para a reeleição?”, perguntou o repórter. Romeu Zema respondeu que “a eleição para governador é no ano que vem, vamos continuar trabalhando, buscando resolver os problemas dos municípios”.

“O senhor vai colar novamente no presidente Jair Bolsonaro?”, tornou o repórter do S’PASSO. A resposta do governador foi estranha e incompleta. “Não acredito em salvador da pátria, acredito em trabalho realizado”, posicionou. Nesse momento, a assessoria do governador pediu que não houvesse mais perguntas, que fosse encerrada a entrevista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quatro × três =