Considerada a maior obra do município, ETE foi inaugurada na manhã deste sábado, quando Itaúna celebra seu 122º aniversário

0
7783

Considerada a maior obra do município, ETE foi inaugurada na manhã deste sábado, quando Itaúna celebra seu 122º aniversário

A inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, neste sábado (16), é considerada a maior obra pública da história do município, a estação vai tratar o esgoto doméstico de toda Itaúna e devolver ao Rio São João água limpa, promovendo a universalização do saneamento básico.

Itaúna antecipa em dez anos o prazo final para o cumprimento da lei que estabelece o marco do saneamento básico no Brasil, previsto para dezembro de 2033, que tem por objetivo garantir o atendimento de 99% da população com água potável e de 90%, com tratamento e coleta de esgoto.

A Estação de Tratamento de Esgoto recebeu nome do professor Marco Elísio Chaves Coutinho que além de professor, foi um grande “guardião do meio ambiente”, combatente das causas ecológicas, incentivando e orientando o uso racional da natureza, que, segundo ele, deve atender às necessidades do momento, sem comprometer as necessidades futuras.

A solenidade contou com a presença de empresários, líderes comunitários, políticos e profissionais da área de saneamento, deputados estaduais, deputados federais e senadores por Minas Gerais. O Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Relações Institucionais Alexandre Padilha veio à inauguração à convite do Prefeito Neider Moreira, o imprimi destaque nacional à Itaúna que atinge com a entrega da obra a universalização do saneamento básico.