Curta-metragem, com estreia prevista para abril, une Pará de Minas, Itaúna e Belo Horizonte

Filme tem roteiro do professor José Roberto Pereira, direção de fotografia de Guto Aeraphe e conta no elenco com a participação de Kayete Fernandes, Carlos Nunes e Carmélia Cândida

0
513

Está em fase final de produção o curta-metragem “Uma selfie no jantar”, ficcional, de classificação livre, com cerca de 12 minutos de duração, numa parceria das cidades de Pará de Minas, Itaúna e Belo Horizonte. Com roteiro de José Roberto Pereira, que também assina a direção junto com o itaunense Guto Aeraphe, o curta é inspirado em um conto de autoria de Zé Roberto, intitulado “Evelim e as regras de etiqueta para o almoço”, publicado no Jornal Diário de Pará de Minas em 19 de julho de 2008.  

Na adaptação para as telas, o enredo ganhará mais personagens, humor, cenários e terá um novo desfecho, porém as regras de etiqueta a que se refere o título do texto original continuarão presentes na trama.

No elenco, que conta com cinco atores, estarão Carmélia Cândida, destacada atriz pará-minense; Nina Oliveira Cabral, em uma participação especial, outra pará-minense, que, apesar da pouca idade, já conta com experiência nas áreas cinematográfica e teatral como atriz; a atriz e humorista de Belo Horizonte Kayete Fernandes, multiartista com 30 anos de carreira; Carlos Nunes, um dos atores mineiros mais conhecidos e premiados na área da comédia; além do próprio roteirista e diretor Zé Roberto.

A participação dos atores fora de Pará de Minas tem como intuito promover um intercâmbio de conhecimentos e uma troca de saberes entre artistas locais, de Itaúna e de Belo Horizonte nas áreas da comédia e do cinema, além de disponibilizar esta experiência para o público.

Disponibilidade para assistir ao filme

O filme estará à disposição, gratuitamente, em algumas plataformas, como os sites da produtora CMK Play e Youtube e deve aparecer em alguns festivais de cinema do Brasil. A previsão é que ele esteja disponível para ser visto na primeira quinzena de abril.

Sinopse do curta

Dois irmãos que se isolaram do resto família e da sociedade encontraram na culinária um tempero seguro para suas manias e um menu elegante de práticas de boa etiqueta entre eles. A visita de uma terceira irmã com seu marido quebrará esta insonsa rotina e a mais essencial regra da etiqueta. O que deveria ser um jantar de reaproximação mostra-se um caldeirão fumegante de manias e hábitos inconvenientes que poderão culminar em uma panela de pressão prestes a explodir. Posto o jantar à mesa, como serão servidas as regras de etiqueta?

Argumento

Antônia e Fabiano são irmãos gêmeos na casa dos 50 anos, solteiros, sem filhos, vivem sozinhos na residência que havia sido dos pais deles. São cheios de manias, agem influenciados pela educação rígida que tiveram, prezam por bons hábitos e não suportam comportamentos que consideram pouco educados, quase chegam a ter Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC. Por causa disso, são pouco sociáveis, raramente recebem visita, só costumam sair de casa para irem à missa aos domingos. Ambos têm gosto pela culinária mais elaborada e a prática diária faz deles cozinheiros refinados.

Devido a um problema familiar no passado e por serem considerados de difícil convivência, mantêm uma relação distante com o restante da família. No entanto, a morte de um tio idoso e a necessidade de cuidar da tia sobrevivente, também idosa, faz com que seja necessária a aproximação entre eles e Celma, a única irmã que mora na mesma cidade que eles. Cansada do distanciamento e a fim de cobrar que ajudem nos cuidados com a tia, Celma, após ter um sonho esquisito, comunica que irá à casa deles a qualquer custo. Nesse contexto, é marcado um jantar na casa dos dois para receber Celma e o marido. Porém, o casal leva sua filha adolescente sem avisar aos anfitriões, quebrando uma das principais regras básicas de etiqueta para os irmãos.

Desde que marcam a recepção, Antônia e Fabiano ficaram nervosos e inseguros porque irão recebê-los, após tanto tempo. Querem recebê-los bem, mas sabem que terão dificuldades. Esmeram-se nos preparativos. Na noite do jantar, o reencontro se torna uma sucessão de acontecimentos inusitados. Fabiano e Antônia, incomodados com mais uma presença com que não contavam, têm dificuldade de conter suas manias e de se controlarem diante da espontaneidade das visitas. Sem perceber, passam a dar aulas de bons modos e etiqueta à mesa, deixando os convidados, que estão famintos, perplexos e, em dúvida se realmente chegará o momento de comer ou se o jantar será apreciado.

O curta-metragem irá mostrar, não cronologicamente, os preparativos para o jantar elegante e a noite do jantar em si. Cenas hilárias, mas que trazem também reflexões sobre temáticas humanas universais, irão envolver e surpreender o espectador. Estão servidos?

Quem é José Roberto Pereira?

Muito ligado a Itaúna, por causa de suas incursões no teatro, na literatura, no cinema e na educação, José Roberto Pereira é natural de Jaguara de Minas, distrito de Onça de Pitangui. Mora em Pará de Minas e é licenciado em Letras pela Faculdade de Pará de Minas, professor, diretor teatral, ator, dramaturgo e poeta.

É colunista do Jornal Diário de Pará de Minas e do site JC Notícias. Realiza trabalhos no teatro, na tevê e no cinema. É membro da Academia de Letras de Pará de Minas.