Detentos da Cadeia de Itaúna protestam contra restrições impostas pela direção do presídio

Juiz Alex Matoso, substituto na Vara de Execuções Penais, afirma que não tomou conhecimento de nenhuma intercorrência na unidade

0
164

A reportagem do Jornal S’PASSO recebeu informações de internautas de que um protesto feito pelos presos da Cadeia de Itaúna – que funciona na rua Santana – na tarde de quinta-feira (15) denunciando superlotação e outras situações que indicam ausência de direitos humanos. Em vídeo divulgado por alguns veículos de imprensa locais, enviado por um familiar de um dos detentos, os presidiários colocam numa das grades uma faixa branca com pedido de socorro (SOS) e de atendimento médico. Há também informações de que os presos estariam fazendo greve de fome, por estarem em celas lotadas, sem direito a ver TV e sem visita de familiares.

As denúncias feitas pelos familiares dos detentos indicam que as restrições da direção do presídio foram impostas desde o episódio em que viaturas da Polícia Penal foram incendiadas à porta da Cadeia, na madrugada do dia 15 de dezembro do ano passado, a mando de um dos detentos, que foi transferido para outra cidade no dia posterior ao fato.

O Jornal S’PASSO tentou, sem sucesso, falar com a direção do Presídio de Itaúna sob a responsabilidade do policial penal Sérgio Evaristo. Até mesmo o vereador Ener Batista (União Brasil), que é policial penal, foi acionado, mas não respondeu as mensagens encaminhadas pela reportagem.

Juiz afirma que dados atuais não indicam superlotação no presídio

O juiz responsável pela Vara de Execuções Penais na Comarca de Itaúna, Adelmo Bragança de Queiroz, está de férias e em seu lugar está o juiz substituto Alex Matoso. Ele explicou que, “exceto um procedimento iniciado a pedido da Defensoria Pública no ano de 2022 e ainda em acompanhamento a respeito da qualidade da comida, nenhuma outra intercorrência foi comunicada oficialmente à Vara de Execuções Penais. Se algum fato teve relevância na Unidade Prisional de Itaúna, certamente está sendo conduzido – conforme há de ser – pela direção do Presídio, que tem sido bastante diligente e cuidadosa quanto à observância dos direitos dos presos ali custodiados, o que também é acompanhado pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público”.

O juiz Dr. Alex reitera que os dados atuais da quantidade presos na Unidade não indicam superlotação que ultrapasse a atuação do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, ligado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Consepi vai se reunir no dia 28

O presidente do Conselho de Segurança Pública de Itaúna – Consepi, Wellington Borges, disse que está acompanhando a situação e tomou conhecimento de que o diretor do presídio está em período de recesso, retornando na próxima semana. Entretanto, afirmou que o Consepi vai se reunir no próximo dia 28 e que um dos assuntos da pauta é a situação do presídio.