Dirigentes de partidos falam da formação de chapas para vereador e da expectativa de ocuparem mais cadeiras no Legislativo

Ao contrário do que se propaga, siglas estão com facilidade para escolherem 18 pré-candidatos à Câmara, inclusive o percentual destinado às mulheres

0
293

A Corrida Eleitoral 2024 ganha formas de disputa antes mesmo da definição de candidaturas, aliás, é pela formação de chapas que os partidos políticos estão correndo… correndo atrás de nomes dos seus candidatos e candidatas para outubro.  O Jornal S’PASSO ouviu recentemente que existe alguma dificuldade para que sejam formadas as chapas com os números determinados pela Justiça Eleitoral ou seja, 18 candidatos, sendo 30% destinados às mulheres, ou seja, seis devem ser candidatas do sexo feminino.

Chapa do PSD do prefeito Neider segue tranquila, com expectativa de eleger cinco vereadores

Ouvidos pela reportagem alguns dos dirigentes de partidos disseram o contrário, que sua agremiação partidária está tranquila com relação à composição da chapa e, até, arriscaram a dizer que têm condições de eleger mais de um vereador nas próximas eleições. É o caso do prefeito Neider Moreira, do PSD. Ele afirmou que o PSD terá chapa completa, inclusive com seis mulheres na disputa. E a expectativa é de que o seu partido eleja cinco vereadores para a próxima legislatura. Atualmente a sigla tem três parlamentares.

PV da deputada Lohanna, com muita juventude e lideranças populares

Clênio Souza é o presidente do PV, partido da deputada Lohanna França. De acordo com Clênio, o Partido Verde “tem sido muito procurado por aqueles que esperam fazer uma política real, renovada e em prol do bem estar social. Estamos indo bem na composição da chapa, muita juventude e lideranças populares”.  O PV vai montar chapa completa “sem comprar ninguém, sem prometer cargos para ninguém, sem prometer privilégios para ninguém. Nossa chapa é democrática de verdade, ao contrário de práticas antigas por aí que usam lideranças políticas para atingir o coeficiente eleitoral para reeleger velhas figuras que não fazem política para o bem estar social”.

PL, da vice-prefeita e de Bolsonaro: “chapa muito boa”

A presidente do Partido Liberal (PL), vice-prefeita Gláucia Santiago, pré-candidata a prefeita também está otimista com relação a seu partido. Ela revela que o PL está organizando “uma chapa muito boa, com ótimos nomes, de homens e de mulheres, atendendo todas as regras eleitorais. Não estamos com dificuldades. Pelo contrário:  estamos bastante confiantes que o PL terá ótimos representantes na Câmara Municipal em 2025”.

Partidos da Federação do PT, sem estratégias de outras siglas

Oex-vereador Geraldino de Souza Filho, o Mirinho, preside o PT e também revela que a federação que integra o PT, o Partido Comunista do Brasil (PC do B) e o Partido Verde (PV), “vai conseguir a chapa completa de vereadores”. Mirinho pontua, entretanto, que os dirigentes que estão procurando candidatos às próximas eleições, preferem aqueles que já o foram noutras eleições e que tiveram votação expressiva. Essa é uma estratégia para aumentar a votação. “Querem lideranças reconhecidas, que tenham expectativas de serem bem votadas se forem candidatos. Com isso, a disputa por pré-candidatos está muito grande. Não estão interessados em pré-candidatos que tenham expectativas de poucos votos porque reduziu para somente 18 a quantidade de candidato por partido ou Federação”.

MDB terá que escolher os candidatos dos muitos novos filiados

O vereador Alexandre Campos está como coordenador da chapa de vereadores do MDB, partido que tem como dirigente seu pai, Saulo José Américo da Silva Campos. O partido está com cerca de 50 novos filiados e as chances de aumentar para, até, 70, viabilizando a formação de uma chapa robusta às eleições desse ano. “Acredito que desses números, uns 35 a 40 são pré-candidatos para que sejam tirados 18. A chapa está muito bem formada, com a possibilidade de eleger 2 ou 3”.

Pessoas querem estar no partido, mas não querem se candidatar

Da Lua, ou Antônio José de Faria Júnior, um dos vereadores mais votados da história de Itaúna, é o dirigente do PSDB e, até poucos dias, figurava como pré-candidato a prefeito de Itaúna. Hoje diz que não tem mais certeza. Está dirigindo um partido nacionalmente conhecido e importante, mas ainda não se encontrou. Não tem mais certeza de sua candidatura à cadeira do prefeito Neider Moreira (PSD), prefere apostar na reeleição para o legislativo. A formação de uma chapa de vereadores não tem sido tarefa fácil nos quadros do PSDB, não pelo partido, mas “pelo desinteresse das pessoas em se candidatar”. Da Lua revela que filiou muitos nomes ao PSDB, pessoas de grande relevância na cidade, para formarem o diretório do partido, mas que não querem ser candidatas. Ainda assim, acredita que terá uma chapa “muito boa” para a Câmara.

Com nomes de sobra para o caso de alguma desistência

O também vereador Léo Alves é o dirigente da Comissão Provisória do Podemos. Na sua opinião, o partido não terá dificuldades para a formação da chapa completa, com 18 candidatos, sendo 12 homens e seis mulheres. “Já estamos filiando algumas pessoas para, caso alguém desista de última hora”.

Toinzinho junto com Gustavo Mitre

O vereador Antônio de Miranda Silva (União Brasil) até poucos dias se colocava na condição de pré-candidato a prefeito. Agora, está ao lado do ex-deputado Gustavo Mitre (Republicanos) e afirma que deverá seguir com ele. Há conversas de que Miranda poderá integrar a chapa na condição de vice-prefeito. Por enquanto, afirma à reportagem do S’PASSO que está organizando a chapa para a Câmara Municipal. “A adesão para o nosso partido está muito boa. Estamos muito organizados e iremos fazer vereadores novos, com certeza”.

Chapa do PDT “praticamente fechada”

O presidente do PDT, vereador Joselito Gonçalves de Morais, nega que o partido esteja passando por alguma dificuldade na organização da chapa. “A formação da chapa de candidatos a vereador está praticamente fechada”. Ele atribui essa facilidade ao seu “trabalho voluntário na comunidade”, que lhe proporciona “grande visibilidade”.

Uma eleição que poderá trazer surpresas

O porta-voz municipal do Partido Rede Sustentabilidade, jornalista Luiz Henrique Machado, lembra que a corrida eleitoral por uma das 17 vagas na Câmara Municipal de Itaúna em 2020 teve 318 candidatos registrados. “A regra do quantitativo de candidatos para a chapa mudou, e consequentemente isso refletirá no número de candidatos na disputa. Se completa, cada chapa contará com 18 nomes na disputa pelo legislativo e a projeção é que nesta eleição o número de candidatos para vereador chegue a 200, com base na avaliação que fizemos dos partidos e de algumas chapas.

A corrida pela filiação de candidatos tem sido intensa e difícil, é fato que a maioria dos candidatos que já colocaram seus nomes à disposição nas últimas eleições estão desanimados, mas esta eleição contará com muitos nomes novatos na disputa, o que pode trazer surpresas.

A Rede, por exemplo, está com chapa 80% completa, restam, apenas, algumas filiações para fechar.  O fato de o partido conseguir o feito, se dá pela chapa não conter nenhum vereador eleito, estando todos os postulantes disputando em pé de igualdade. Posso afirmar com toda certeza, que esta eleição trará surpresas e que a Rede tem a possibilidade concreta de fazer um vereador em Itaúna, com possibilidade de eleger dois, se levarmos em consideração a regra das sobras, mantida de 2020”.