Fernando Meira fala dos atendimentos no Espaço da Mulher e destaca números de consultas e exames realizados no “Dr. Ovídio”

0
144
Espaço da mulher . Foto divulgação PMI

No mês dedicado à mulher, as políticas públicas da saúde ganham relevância e que são motivo de grandes discussões, também, em Itaúna. Em entrevista ao Jornal S’PASSO, o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, trouxe algumas informações sobre as atividades do Espaço da Mulher, no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Dr. Ovídio Nogueira Machado, no Residencial São Geraldo. Esse assunto também foi abordado pelo secretário Meira e sua equipe na reunião da Câmara, realizada na quinta-feira (21).

Secretário de Saúde Fernando Meira

O secretário esclareceu que o Espaço da Mulher, inaugurado em outubro de 2017, é um equipamento da administração voltado à mulher, de forma integral para oferecer um atendimento humanizado em todas as fases da sua vida. As usuárias são atendidas inicialmente na APS, onde os casos de consultas/exames de rotina são realizados e elas são acompanhadas. Caso haja demanda específica à área da ginecologia como a realização de biópsias, cauterizações, encaminhamentos cirúrgicos, inserção do DIU, entre outros, elas são encaminhadas ao Espaço da Mulher.

Em 2023, foram realizadas 5.317 consultas, como pré-natal e exames ginecológicos; 491 exames de mastologia; 768 foram procedimentos feitos no Espaço da Mulher e 3.272 da Atenção Primária. A Atenção Primária à Saúde representa o primeiro nível de contato das pessoas, da família e da comunidade com o Sistema Único de Saúde.

Foram feitas 55 inserções de DIU e realizadas 142 cauterizações/biópsia. A Secretaria de Saúde realizou no Espaço da Mulher em 2023, 1.936 mamografias.

Atendimento às vítimas de violência

“É possível observar a evolução do setor ao longo dos últimos anos. Foram implantados diversos serviços como a especialidade de mastologia com atendimento a consultas e realização de ultrassonografia e biópsia das mamas; aquisição do DIU Mirena; implantação de Protocolos Clínicos para melhor condução dos casos da ginecologia de maior complexidade; Pré-natal de alto risco, assim como o Protocolo de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual.

As vítimas de violência sexual são acolhidas no setor e devidamente encaminhadas à equipe multidisciplinar que conta com médico infectologista, ginecologista, pediatra e psicólogo, dando continuidade à assistência de maneira eficiente e humanizada”, disse o secretário.

Não há profissionais disponíveis

Na Câmara a principal abordagem à equipe de saúde foi sobre a demora do atendimento, as longas esperas em filas para procedimentos que podem nem ser realizados. Também foi mencionado que as férias de alguns profissionais causam as falhas no atendimento já que outros médicos e também enfermeiros não são colocados para substituir. O que fazer? O secretário apontou que a grande dificuldade é a contratação de profissionais. “Não existem médicos da área disponíveis para serem contratados, daí a demora do atendimento”.

Fernando Meira esclareceu que infelizmente o problema tem sido geral, uma vez que outras cidades da região, como Divinópolis, também estão com a mesma dificuldade.