Eleição para o comando das Associações e conselhos comunitários movimentam Itaúna

0
1015

A Secretaria de Desenvolvimento Social está organizando as eleições das diretorias de associações comunitárias, devido ao vencimento de mandatos ou vacância de cargos. Os processos foram suspensos em maio do ano passado, por causa da pandemia da Covid-19 e, segundo o responsável pelo setor de atendimento às entidades de bairros, Dalmo de Assis, em virtude da situação favorável em que o município se encontra em relação à vacinação e queda do número de contaminações, a movimentação para eleger os representantes de bairros poderá contar com maior participação da população. 

Itaúna possui 24 Associações Comunitárias Urbanas e 10, na zona rural. Dezoito delas possuem sede própria e já estão definidas as eleições em algumas associações; outras estão sendo agendadas para os próximos dias.

A Associação Comunitária dos Bairros Morro do Sol e Pio XII realizou a eleição no dia 15 de julho, em chapa única, eleita com 53 votos. Foram eleitos o presidente Jânio Geraldo Lara e a vice-presidente, Hélem Lara.

No dia 21 de julho foi escolhida a diretoria da Associação Comunitária do Bairro Irmãos Auler. Com 36 votos em chapa única, foram indicados Washington Guimarães Salera, presidente e Raimunda Aparecida Araújo, vice-presidente.

Clemilson Ribeiro e Ricardo Martins foram escolhidos, respectivamente, como presidente e vice-presidente, da Associação Comunitária do Bairro São Geraldo, Vila Washington e Chácara do Quitão. A chapa única recebeu 63 votos a favor e um voto contra.

No Bairro Vila Nazaré, a eleição da Associação Comunitária foi realizada em julho. A Chapa 1, composta por Antônio Rezende, presidente e Pablo Henrique Guimarães, vice-presidente, foi a vencedora com 63 votos. A Chapa 2, de Delamar Luciano Alcântara e Herikson Ribeiro Gonçalves, recebeu 44 votos.

A Associação Comunitária dos Bairros Jadir Marinho de Faria, Santa Mônica e Centenário teve a realização da eleição neste domingo (15) no Centro Comunitário “Geraldo Borges dos Santos”. A chapa 01, composta pelo presidente Antônio Mariano e a vice Elaine de Almeida, foi eleita por 109 votos. A chapa 02, de Heloísa Helena e sua vice, Edna Aquino, obteve 45 votos.

As demandas São Geraldo, Chácara do Quitão e Vila Washington

Professor Clemilson está novamente à frente da entidade e diz que promover a escuta à comunidade é a maior prioridade

A partir dessa edição o Jornal S’PASSO irá ouvir os dirigentes eleitos das Associações comunitárias com enfoque para as principais demandas. Nessa primeira edição a reportagem conversou com o presidente da Associação Comunitária dos bairros São Geraldo, Chácara do Quitão e Vila Washington, professor Clemilson Ribeiro.  

Segundo ele, o primeiro compromisso, será atuar com um mandato participativo, transparente e ético para colocar a entidade como porta voz da comunidade. Clemilson destaca que são demandas da associação a construção de uma quadra de peteca; a implantação de Telecentro; iluminação  da quadra; alteração no trânsito das ruas dos Lampiões  e Palmeiras; além da oferta de cursos preparatórios, como  Encceja e Jovens Aprendizes.

Ele destaca ainda que vai trabalhar para que sejam implantadas oficinas de artes e projetos voltados para a prática de esportes, como futebol e capoeira na região. “Também está na pauta de reivindicações, as comemorações de datas festivas da comunidade; organização de parceria com empresas prestadoras de serviços de recursos humanos e com SINE, para colocar em evidência as vagas disponíveis para a comunidade. Vamos retornar com as gincanas e os desfiles bairro a bairro”, diz.

Eleita no dia 1º de agosto, a diretoria da Associação Comunitária dos bairros São Geraldo, Vila Washington e Chácara do Quitão, que terá mandato até 2025, é composta dos seguintes membros: Clemilson Ribeiro, presidente; Ricardo Martins, vice-preidente;  Samara Rosângela da Costa, primeira secretária; Mariana Goncalves Bernardes, segunda secretária; Bruna Carolina Santos Martins, primeira tesoureira;  Jacques Mariano de Oliveira, segundo tesoureiro. Conselho Fiscal: Marcelo Alves Fonseca; Marlon Camargos Silva; Roscimara Donizete de Assis; Célio Costa de Morais; Cristiane dos Santos; e Maria Aparecida de Morais.

Eleições agendadas: Morada Nova e Santa Edwiges

Já os moradores do Bairro Morada Nova irão eleger a diretoria da associação no próximo dia 22, das 8h30 às 10h30, no Centro Comunitário, que fica na Rua Maria da Penha, 32. No dia 29 de agosto, acontece a eleição para a Associação Comunitária do Bairro Santa Edwiges, também das  8h30 às 10h30, na Praça Irmã Benigna, Praça Central do bairro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

seis − 1 =