Imposto de Renda: doação pode beneficiar centenas de entidades filantrópicas

Pessoas físicas e jurídicas podem contribuir de forma rápida, simples e sem gastar nada

0
343

Sabia que é possível em ajudar a salvar vidas com o seu imposto de renda devido, sem tirar dinheiro do seu bolso? Todo início de ano o tema declaração do imposto de renda começa a fazer parte do planejamento dos lares brasileiros, e já é hora de pensar que é possível destinar parte desse imposto para um objetivo pontual: a saúde me milhares de pessoas.

Para tonar a obrigação em um ato de solidariedade, o contribuinte poderá destinar parte do valor a causas sociais para ajudar milhares de pessoas. Ao realizar a declaração do IR, basta determinar que parte do valor a ser pago ao leão, seja enviado para programas sociais.

Como funciona o imposto de renda solidário

Para destinar o Imposto de Renda, pessoas jurídicas e físicas podem participar, porém, cada um contribui com valores de porcentagem diferentes. Cidadãos que contribuíram com instituições sociais no ano de 2022 podem destinar 6% do imposto devido.

Contribuintes que realizam a declaração no período anual, de agora até o mês de abril, prazo máximo declaração, podem destinar 3% do tributo a ser quitado. Em ambos os casos só é permitida a destinação ao escolher o modelo completo de declaração. Nas destinações feitas por meio de pessoa jurídica, porém, o limite permitido é de 1%.

Em ambas as situações, os valores destinados são descontados, ou seja, ao invés de serem designados ao governo, o valor é transferido para uma entidade beneficente escolhida através dos fundos criados para receber e distribuir os recursos financeiros com foco em realizar as atividades ou projetos municipais voltados para a população.