Instalação da Cia. Independente da Polícia Militar em Itaúna é oficializada

Solenidade aconteceu na manhã de terça-feira (8), no Espaço Cultural, com a presença de diversas autoridades de Itaúna, Itatiaiuçu e da PM Estadual

0
1735

Em solenidade realizada no Espaço cultural Adelino Pereira Quadros, na manhã de terça-feira (8), foi oficializada a elevação e assunção de comando da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar de Itaúna. A PM itaunense pertence à Sétima Região de Polícia Militar de Minas Gerais e esse ato, político e administrativo, irá promover os trabalhos de segurança pública no município e no seu entorno, com o aumento de efetivo, de veículos e de pessoal administrativo. A elevação de Cia. Independente foi possibilitada pela atuação do deputado Gustavo Mitre (PSC) e a parceria do prefeito Neider Moreira (PSD), que irá disponibilizar servidores administrativos para atuar nos serviços de rotina da PM e na implantação de câmeras e monitoramento do sistema ‘Olho Vivo’.

Itaúna que contava com unidade administrativa da 51ª Cia Especial, tornou-se Cia. Independente em 2013 e perdeu em 2015. Para as atoridades da época, as “forças políticas contrárias à administração municipal” investiram contra os interesses da cidade e Polícia Militar voltou à condição de batalhão. As explicações de hoje é que o governo estadual de Fernando Pimentel (2015-2019) fez uma reorganização nos órgãos de segurança em todo o estado e modificou também a condição da PM em Itaúna. Segundo o professor Francis Saldanha Franco, ex-vereador e antigo membro do Conselho de Segurança Pública de Itaúna, a elevação da Cia. Independente de Polícia Militar, ocorrida em 2013, iria também possibilitar a criação da Delegacia Regional da Polícia Civil. Nos dois aspectos Itaúna ganharia mais efetivos nas duas polícias, novas modalidades de trabalho e agilidade em serviços para o cidadão. Na opinião de Francis, a cidade recupera agora o tempo perdido, através de gestões do deputado Gustavo Mitre e do major Alexsandro Souza. “Para a segurança de Itaúna é muito importante porque teremos mais pessoal administrativo, mais oficiais, mais soldados. Essa independência facilita muito. A parte de segurança fica bem servida. Esperamos que Itaúna possa conseguir transformar nossa delegacia da Polícia Civil em delegacia regional, com mais delegados, peritos, investigadores,  médicos legistas. Um passo muito importante para Itaúna e região”, avaliou.

A importância da nova Cia. de Polícia Militar

A solenidade da PM foi coordenada pelo comandante da 7ª Região, coronel Wemerson Lino Pimenta, ao lado de outras autoridades, como o major Alexsandro César de Souza, que assumiu oficialmente o comando da Companhia Independente. O ato administrativo foi autorizado pelo comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, no dia 4 de janeiro.

Em sua fala, o prefeito Neider Moreira agradeceu o empenho do Comando Regional nessa conquista, destacando a importância para Itaúna e região e elogiando o trabalho do comandante Alexsandro. O deputado estadual Gustavo Mitre (PSC) reforçou o compromisso em contribuir para a melhoria da segurança pública em Itaúna e região com mais ações destinadas aos órgãos que atuam na cidade.

O major Alexsandro, no discurso de posse, agradeceu a todo o apoio do Comando Regional nas ações desenvolvidas pela Unidade, em particular no processo de elevação de categoria da 9ª Cia PM Independente. Ele destacou a presença dos familiares e reafirmou seu compromisso de estar ao lado da tropa na missão diária de produzir segurança pública nos municípios sob sua responsabilidade.

Por fim, o comandante da Sétima Região, Coronel Wemerson, afirmou que o ato é o resultado do empenho das autoridades públicas municipais de Itaúna e Itatiaiuçu, bem como do deputado Mitre. Também teceu elogios ao perfil da tropa da 9ª Cia. Independente da PM, com agradecimento a todo o pessoal na execução de suas missões diárias. Finalizou desejando sorte ao major Alexsandro em suas novas atribuições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

treze − 10 =