“Missão InterCristo” constrói sede no Retiro dos Farias e amplia projeto de evangelização

1
1157
Projeto em 3D da sede. Imagem: Divulgada ao Jornal S'passo.

A ‘Missão InterCristo – Projeto Fátima – Escola de Maria’, que nasceu na cidade de Fátima, em Portugal, há mais de vinte anos está sendo erguida em Itaúna. O idealizador é o itaunense Agnaldo Rodrigues Pereira, que morou em Portugal durante 16 anos e é atuante em trabalhos sociais da igreja Católica, especialmente na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Padre Eustáquio.  

Em Portugal, Agnaldo esteve no Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e teve o primeiro contato com a história dos três pastores de Fátima, Francisco, Jacinta e Lúcia. Após estudar sobre o fenômeno das aparições de Nossa Senhora na cidade de Fátima, ocorridas em 1917, o itaunense diz ter ficado fascinado com “a linda mensagem que Deus deixou para humanidade através de Maria”. A partir de então tornou-se missionário, fundou a missão ‘InterCristo – Projeto Fátima Escola de Maria’, que teve início no Brasil há 13 anos e está vinculada à Diocese de Divinópolis.

Projeto do interior da igreja. Imagem: Divulgada ao Jornal S’passo.

“Nossa missão consiste em ir até os irmãos mais distantes e difundir a linda história de Fátima. Dentro desse projeto de evangelização acontece um grande trabalho social junto aos mais carentes. Hoje temos certificação de Utilidade Pública, graças à proposição aprovada pela Câmara Municipal, e também somos inscritos no Sistema Municipal de Assistência Social”, explica. Há pouco tempo a Missão InterCristo ganhou um terreno, na comunidade rural do Retiro dos Farias, e ali foi iniciada a construção da sede da entidade, em uma área de 12 mil metros quadrados. O projeto arquitetônico, elaborado pelo arquiteto Saulo de Souza Campos, e apresentado ao bispo diocesano Dom José Carlos de Souza Campos, foi aprovado pela Prefeitura ano passado.  

Agnaldo Pereira afirmou ao Jornal S’PASSO que a Missão tem um trabalho muito grande pela frente e que na sede, que está sendo construída há pouco mais de um ano, a instituição terá um ponto de organização para a realização dos projetos sociais e espirituais, com atendimento a mais de 250 famílias de diversas comunidades rurais como Retiro dos Farias, São José de Pedras, Brejo Alegre, Vista Alegre, Pedra Negra de baixo e Pedra Negra de cima.  

“Quando começamos o trabalho de evangelização, notamos que havia muita carência material em vários lugares. Chegávamos para rezar e notávamos que as pessoas estavam com fome, precisando mais do alimento material do que de oração. Daí nasceu o trabalho de assistência social, com alimentos, saúde, atendendo as necessidades e levando a palavra do Evangelho, que é a nossa proposta inicial. Essa é Missão InterCristo”, esclareceu.   

A construção é adequada ao próprio projeto missionário, ressalta o dirigente. Haverá um jardim à frente do prédio administrativo, onde funcionará toda a organização do projeto; alojamento para os missionários visitantes de outras cidades; refeitório; cozinha; auditório; galpão para atividades; quatro capelas, sendo três pequenas e uma maior; uma igreja, com capacidade para cerca de 500 pessoas; um caminho com a simbologia dos vinte mistérios da vida de Cristo e uma gruta. 

O projeto em 3D foi elaborado e já é possível visualizar as construções no terreno. Os recursos para o custeio dessa obra virão de doações. Rodrigues pontua que acredita na providência divina, como tem sido até aqui.

“Temos fé e esperança que o dinheiro virá, na medida certa, não somos capitalistas, queremos o necessário, vamos vivendo um dia de cada vez. Ganhamos o projeto arquitetônico, que custaria em torno de R$ 85 mil, feito pelo Saulo Campos, esse renomado arquiteto. Assim, a cada dia, a gente ganha alguma coisa e vai dando sequência às atividades. As doações não param de chegar, em pequenas quantidades e é de grande relevância o trabalho social e voluntário. Em termos de valores da obra? Sinceramente não sei, creio que algo em torno de milhões. Como em Aparecida que ainda está em construção há mais de 300 anos, nós acreditamos que levaremos alguns anos para a construção dos templos e do santuário, mas não podemos parar. O trabalho é de formiguinha, sempre temos apoio, temos recursos e tudo que chega é para essas obras, é para a Missão InterCristo”, acrescentou.  

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

9 − 6 =