Motoristas desrespeitam sinalização e estacionam nas vagas de vans escolares

0
8039

A falta de empatia e respeito com as normas de trânsito foram o tema de uma denúncia feita esta semana à reportagem do Jornal S’passo. Motoristas de carros particulares afrontam as placas indicativas que reservam pontos de paradas para as vans escolares e, estacionam os veículos gerando caos no trânsito e as famosas filas duplas em frente às escolas públicas estaduais, municipais e particulares. 

Segundo os profissionais que fazem o transporte de estudantes, muitos deles são multados porque não têm alternativa a não ser parar em fila dupla e, não são raras as vezes em que a situação gera discussões entre os motoristas de vans e de carros particulares. 

Desrespeito

De acordo com Cleimar da Van, os conflitos acontecem principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos nas escolas e quem estaciona de forma irregular, geralmente são os pais ou responsáveis que levam os filhos à escola, ou aqueles que tentam fugir do rotativo por poucos minutos. “Tem ainda aqueles que descumprem a lei justificando que é “uma passadinha rápida no comércio”, sem se importar se está colocando a vida de crianças e outros condutores em risco”.

Cleimar da Van destaca que é preciso que o setor de Trânsito da Prefeitura e a Polícia Militar ajudem a resolver o problema. “As dificuldades são muitas e não tem sido fácil parar as vans na porta das escolas para que os alunos embarquem ou desembarquem. Há motoristas que insistem em não respeitar a vaga preferencial para o transporte escolar e, além de sermos obrigados a cometer uma infração, ainda temos que nos preocupar com a segurança das crianças”, relata.

A diretora de trânsito, Cíntia Valadares, informou à reportagem que o setor já começou o reforço da sinalização e as demarcações nas vias onde estão localizadas as escolas municipais, estaduais ou particulares. “Após o anúncio de volta às aulas, começamos a remarcar a sinalização vertical, mas o maior problema é a falta de respeito dos condutores. Estamos fazendo uma interlocução junto à Polícia Militar para intensificarmos a fiscalização nas portas das escolas”, revela.

Em resposta ao Jornal S´Passo, a Polícia Militar informou que há um convênio entre a corporação e a Prefeitura que garante a fiscalização do trânsito. “Neste contexto a fiscalização compete a PMMG, que não se exime de atuar e autuar quando identifica situações de irregularidade ao que prevê o Código de Trânsito Brasileiro. Na oportunidade, com a volta às aulas presenciais, convocamos os nossos motoristas e motociclistas a respeitar as vagas escolares e nos auxiliar na busca constante da melhoria da fluidez e da segurança viária”, pontuou o Major Alexsandro.

Vale lembrar que a infração para quem estacionar em local de embarque e desembarque de passageiros de transporte coletivo, como é o caso de áreas de transporte escolar, está sujeito à multa de R$ 85,13 e perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quatro × quatro =